UFAC – Professores discutem uso de tecnologias para desenvolvimento do ensino 

Em continuidade às atividades da Escola de Formação à Docência no Ensino Superior (Esfor), a Universidade Federal do Acre (Ufac) promoveu na manhã desta quinta-feira, 19, a conferência “TICs na universidade: aprendizagem na prática”, com a professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Maria Cristina Gobbi. A atividade contou com a participação das professoras do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Juliana Lofego e Aleta Dreves.

Iniciada em 2013, no âmbito das discussões do Planejamento Estratégico, a Esfor tem como objetivo manter e facilitar o desenvolvimento profissional dos professores da instituição. “Esse é um espaço de extrema importância para universidade porque temos a possibilidade de discutir novas alternativas para o ensino da graduação e da pós-graduação”, destacou, durante a solenidade de abertura do evento, a reitora em exercício, Guida Aquino.

As atividades de formação continuada desenvolvem-se a partir das seguintes ações principais: ambientação acadêmica (administração em roda e centro em foco); aprimoramento da docência, intercâmbio docente, especialização em docência na educação superior e especialização em gestão acadêmica; e socialização de experiências (mostra de práticas pedagógicas).

A conferência ministrada faz parte do segmento “aprimoramento da docência” que traz professores e pesquisadores de outras regiões do país com o intuito de discutir temáticas atuais no âmbito do ensino. “Fiquei muito feliz ao saber que a Ufac preocupa-se em discutir periodicamente as possibilidades e os problemas enfrentados na sala de aula”, disse Maria Cristina no início de sua apresentação. “Nesse sentido, o uso e aplicações das tecnologias é tema importante para ser discutido, especialmente porque, por mais modernos que sejamos, nós vivemos uma formação diferente da dos nossos alunos. Não é uma fórmula mágica, mas um primeiro passo seja, talvez, a necessidade de pararmos de pensar compartimentado quando falamos em tecnologia.”

A conferência “TICs na universidade: aprendizagem na prática” será ministrada no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, amanhã, 20.  As atividades da Esfor estão vinculadas à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

ASCOM – Universidade Federal do Acre