Ufac sedia Fórum Nacional de Coordenadores do Parfor Norte

A Universidade Federal do Acre (Ufac) recebe nos dias 14 e 15 de setembro, o Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Parfor Norte (ForParfor). O encontro é uma realização do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Ufac, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

O Parfor atende professores da educação básica que atuam em áreas rurais e ribeirinhas do Estado do Acre, alcançando 19 dos 22 municípios acreanos com os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas, História, Letras/Vernáculo e Geografia. São 1231 alunos matriculados em 32 turmas.

Para o coordenador do Parfor na Ufac, Mark Clark, o ForParfor agrega o conjunto das instituições públicas da região norte que executam o único programa federal de formação inicial. “O encontro faz parte da movimentação das experiências na educação da região norte e, efetivamente, o programa vem sendo reconhecido como exitoso na formação de professores”, disse Clark.

De acordo com o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, o Parfor teve início em 2013, sendo o maior programa de formação universitária do Acre. O reitor frisou ainda que o sucesso do Parfor se deve a equipe de qualidade que não mede esforços para que o programa cumpra seu papel social. “É por resultados como este que luto em defesa da universidade, para que ela continue pública e cumprindo o seu papel na sociedade”.

Após a solenidade de abertura foi realizada a palestra “Formação dos profissionais de educação: diretrizes, identidades e institucionalização”, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz Fernandes Dourado.