Ufal – Campus Arapiraca inicia segunda-feira o ano letivo e oferta Medicina em 2015

Além do curso de Medicina que disponibiliza 60 vagas, passam a agregar o Campus Arapiraca mais três novos cursos de graduação aprovados para a Unidade de Ensino de Penedo

O Campus Arapiraca inicia em sua sede Arapiraca, o primeiro semestre letivo de 2014 na segunda-feira, 5 de maio,  com encerramento definido para o dia 13  de setembro. Concentrando atualmente 15 cursos de graduação,  a sede passa a ofertar  no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano, o  curso de Medicina que disponibiliza 60 vagas, funcionará a partir de 2015 e é aguardado com muito expectativa pela comunidade alagoana.

Mais três novos cursos passam a compor o Campus Arapiraca a partir deste ano, no segundo semestre – Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Ciências Biológicas – com 50 vagas,cada um, aprovados para a Unidade de Ensino de Penedo . Para o preenchimento das  vagas serão utilizadas as notas do Enem 2013. O período da lista de chamada será ainda divulgado pela  Pró -reitoria de Graduação (Prograd).

A implantação das 60 novas vagas de Medicina em Arapiraca é resultado do empenho do Governo Federal em criar novas escolas médicas no Brasil e da gestão superior da Universidade Federal de Alagoas, que aceitou a proposta do MEC   colocando em prática um sonho antigo e item presente em seu plano de desenvolvimento institucional. Aprovado por unanimidade pelo Conselho do Campus Arapiraca, o curso de Medicina é considerado mais uma oportunidade de formação da graduação à residência médica e colocará no mercado de trabalho,  profissionais para atender à demanda da comunidade local.

Sobre o curso de Medicina no primeiro Campus de Interiorização da Ufal, o reitor Eurico Lôbo destaca:  “O sonho de implantar o curso de Medicina na Região Agreste não é só da instituição; é também o desejo da comunidade acadêmica e da sociedade alagoana. Com isso, estamos no caminho certo para tornar o Campus Arapiraca um novo centro de referência para o ensino da Medicina”, enfatiza.

O pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, informa que, em março deste ano, representantes da direção do Campus Arapiraca e da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) participaram de capacitação sobre o Processo de Expansão do Ensino Médico nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), em Brasília. “Tudo isso foi importante para construirmos um novo momento na Ufal. Teremos não só a graduação, mas já estamos pensando no projeto de residência médica do novo curso, que irá vislumbrar áreas como Clínica Médica, Traumatologia e Pneumologia, que são as principais necessidades do interior de Alagoas. Esse é um dos requisitos do planejamento estratégico do projeto pedagógico, que também engloba aperfeiçoamento de atividades”, destacou.

Com os quatro novos cursos, o Campus Arapiraca disponibiliza 23 cursos de graduação para a região Agreste distribuídos na sede e nas três unidades de ensino. Estão atualmente em funcionamento os seguintes cursos: Administração, Administração Pública, Agronomia, Arquitetura, Biologia, Ciência da Computação, Educação Física, Enfermagem, Física, Letras, Pedagogia, Matemática, Química, e Zootecnia (sede Arapiraca). Em Penedo, Engenharia de Pesca e Turismo; Viçosa tem Medicina Veterinária e Palmeira dos Índios, Serviço Social e Psicologia.

No Campus A. C. Simões a implantação de mais cursos de graduação com previsão de funcionamento também partir do segundo semestre de 2014, contemplou o Centro de Ciências Agrárias (Ceca),  com a aprovação dos cursos de:  Engenharia de Energias Renováveis (60 vagas), Engenharia Florestal e Agroecologia, cada um com oferta de 50 vagas.

Calendário Acadêmico  

A alteração do Calendário Acadêmico da sede Arapiraca, que inicia primeiro semestre letivo  dois meses após o Campus A. C. Simões e as Unidades de Ensino  (Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios),  é resultado da mobilização em 2013 dos três segmentos universitários que deflagrou paralisação das atividades acadêmicas e administrativas  para  pressionar a desativação pelo governo estadual,  do Presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza, vizinho à sede Arapiraca, alegando insegurança, devido ao registro de várias ocorrências. A paralisação  prolongou – se por acompanhar também, a última greve deflagrada no país  pelas instituições de ensino superior (ifes).

Conforme o calendário acadêmico, o segundo semestre letivo da sede Arapiraca tem início no dia 29 de setembro, mas há o recesso de 20 de dezembro a 11 de janeiro. O segundo semestre de 2014 é reiniciado no dia 12 de janeiro e se estende até março de 2015. Acompanha o mesmo calendário acadêmico a sede do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia. A Unidade Santana do Ipanema segue igual ao Campus A. C. Simões: primeiro semestre letivo de 2014 ( de 10 de março a 20 de julho) e segundo semestre letivo ( de 4 de agosto a 20 de dezembro).

Ascom Ufal

When Is it Appropriate to Wear a Sports Jacket
free games online in your city you from

Think About Starting A Fashion Design Business
cheap prom dresses they were called

Important Advantages of Opting For the Best Fashion Designing Institutes in Delhi
forever21 as much as we switched into

How to Distinguish Gucci Wallet
free online games building a best in class infrastructure to increase speed to market

Banner of the Stars II Vol
jeux Like most of you

First Annual Fashion Week San Antonio October 5
miniclip The laws attack revealing clothing

RuPaul’s Drag Race Fashion Photo RuView with Raja and Raven
kleider how to locate a plus size cardigan

Choosing Among Tax Settlement Companies
cool math Be Creative by Playing Fashion Design Games