Ufal compartilha experiência do Sisu com Universidade Federal de Sergipe

Instituição sergipana aprovou adesão ao sistema a partir de 2014 e recebeu apoio técnico da Ufal

Representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) visitaram a Universidade Federal de Alagoas para conhecer o funcionamento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A instituição sergipana aderiu, este ano, ao processo como único meio de seleção a partir de 2014. A reunião aconteceu na última semana, na sede da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), situada no Campus A.C. Simões.

Em maio deste ano, a Ufal foi a Sergipe para relatar a experiência que tem com o Sisu desde 2012. Foram apresentados benefícios e dificuldades em utilizar o sistema e sobre as instituições no Brasil que o têm como meio de ingresso. Após decidirem pela adesão, integrantes da UFS vieram a Alagoas para nova conversa, a respeito dos processos de seleção, matrícula e análise de documentações dos cotistas.

O pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, explica a colaboração da instituição alagoana para a UFS. “Fizemos um investimento para nos qualificarmos e lidarmos com o Sisu, além de um levantamento no Nordeste e no Brasil. A Prograd, a equipe da Copeve e todos os setores envolvidos têm se dedicado à compreensão do processo operacional do sistema para poder dar esse auxílio”. Em âmbito nacional, o reitor Eurico Lôbo é voz ativa nos diversos fóruns sobre o assunto e, em Alagoas, ele acompanha de perto o andamento do sistema.

Para Amauri Barros, o Sisu é um processo interessante, pois aponta para a democratização do acesso à universidade e da inclusão social. “Alunos de regiões desassistidas agora têm a oportunidade de participar de um vestibular mais concorrido, porque as provas são realizadas em vários locais. Antigamente, com o PSS [Processo Seletivo Seriado] em Alagoas, elas aconteciam em nove cidades e o último Enem foi realizado em 23, sem contar que ainda há a previsão de chegar a 30 cidades”, salientou.

De Alagoas estavam presentes na reunião a presidente da Copeve, Aline Góes; o coordenador do Sisu na Ufal, Zeuxis Costa; o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros; e servidores do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e da Pró-reitoria Estudantil (Proest).

Eles declararam total apoio a esta fase de adaptação pela qual a UFS passará. “Vamos continuar ajudando-os na prática, porque ainda surgem muitas dúvidas e alguns problemas durante a fase inicial”, ressaltou Amauri Barros.

Da UFS, vieram o pró-reitor de Graduação, Jonatas Meneses, e representantes da Coordenação de Concurso Vestibular (CCV), do Departamento de Administração Acadêmica (DAA) e do Centro de Processamento de Dados (CPD).

A Ufal também já foi convidada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) para tratar da implantação do sistema. “Tanto a UFBA quanto a UFS utilizavam apenas a nota do Enem, mas a partir de 2014 a seleção será feita exclusivamente por meio do Sisu”, concluiu Amauri Barros. Das 17 universidades federais do Nordeste, apenas duas não usarão o sistema unificado para ingresso na graduação.

Acom Ufal

 

Some Information About Fine Jewelry For Everyone
watch game of thrones online free As models draped the run way

Why Zumiez’s Peer Outperformance Will Continue
online games Fundamental Stock Research Analysis

What Did Children Wear to School in the 1930s
vintage wedding dresses After leaving this for a while and coming back with fresh eyes

20th Century Women’s Fashion in America
cheap flights of the Clothing Industry

Corter Leather Belt Back in Stock
forever21 hot and spicy pecan function when it comes to eggnog ice cream recipes

The Mystery Behind The Colour
onlinegames The movie two Asian characters are relegated mainly to comic relief

Vintage Style Wedding Dresses is a source for current modern bridal gowns
miniclip blog the best trend people whilst new domain

BEST WESTERN PLUS Chula Vista Inn
cool math games because small quantities can also be a timely manner