UFAL e CSA firmam convênio para desenvolvimento do esporte no Estado

O programa faz parte das atividades de pesquisa e extensão do curso de Educação Física

Acordo foi firmado na última sexta (11) para criação de um Núcleo de Acompanhamento e Análises.

Na última sexta-feira (11), a reitora Valéria Correia reuniu-se com o vice-presidente executivo do Centro Sportivo Alagoano, Omar Coelho de Mello; a diretora do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), professora Leonéa Santiago; e o coordenador do projeto, professor Pedro Balikian; para firmarem convênio entre a Ufal e o CSA. O encontro aconteceu no auditório do Complexo Esportivo Universitário, no Campus A.C. Simões, e também contou com a presença de professores e estudantes do curso de Educação Física.

O projeto propõe a criação de um Núcleo de Acompanhamento e Análises, utilizando Ciência e Tecnologia, aliada ao esporte de alto desempenho, com a missão de fazer análise dos atletas de futebol do CSA, dos times de base masculino e do time profissional feminino, identificando os riscos, criando um planejamento estratégico para treinamento dos atletas e desenvolvendo seus potenciais, utilizando a ciência e a tecnologia como um pilar.

Um dos objetivos do núcleo é a criação de um banco de dados do atletas, que possibilitará ao clube e aos pesquisadores a análise clara do desempenho dos atletas e potencial desenvolvimento no tempo, podendo decidir quanto à alocação do atleta conforme o desempenho aferido. O banco de dados também servirá como base acadêmica para publicações e criação de novos estudos aliados ao esporte de alto desempenho.

Programa para Desenvolvimento do Esporte

O Programa para o Desenvolvimento do Esporte no estado de Alagoas é uma iniciativa do Iefe, e tem por objetivo desenvolver a prática esportiva em todo o estado, desde o interior, até a capital, onde será iniciado o projeto-piloto.

De acordo com a diretora do Iefe, professora Leonéa Santiago, o programa abrirá os portões da Universidade para que as crianças e jovens da comunidade possam desenvolver aulas multidisciplinares e a prática esportiva, tudo isso em seu contraturno escolar. “O estímulo do aprendizado em diferentes áreas do conhecimento, associado a uma prática esportiva, deverá melhorar a cognição das crianças e jovens participantes do programa, proporcionando melhoria na aprendizagem”, complementa. A professora conta ainda que o programa tem parceria com outras unidades da Ufal, como Famed, Fanut, IM, o Hospital Universitário e o Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (LaCCAN), que proporcionarão cuidados integrais em diversas áreas aos participantes do programa.

Possibilidade de parcerias com outros clubes

O complexo esportivo do Campus A.C. Simões é o maior do Nordeste dentro de uma universidade, e já recebeu jogos do Campeonato Alagoano de Futebol Sub-17, através de parceria com a Federação Alagoana de Futebol, que visa também utilizar o espaço para partidas de outras competições da FAF.

A parceria com o CSA proporcionará o uso do complexo para os atletas da equipe e demais participantes do programa, que deverão ser avaliados por estudantes e professores do Iefe, em atividades práticas de pesquisa e extensão do curso.

Os demais clubes esportivos que também tiverem interesse em firmar parceria com a Universidade, devem procurar a direção do Iefe, que fica localizada no Estádio Universitário do Campus A.C. Simões.