UFAL – Estudantes da Ufal se mobilizam para ajudar feirantes durante quarentena

Iniciativa é do Grupo de Pesquisa Nordestanças, ligado ao curso de Arquitetura e Urbanismo

Em meio à pandemia do Coronavírus, estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se mobilizaram para ajudar a divulgar serviços de entrega de feirantes em Alagoas. Por meio do grupo de pesquisa Nordestanças os estudantes objetivam encontrar, contatar e divulgar os serviços desses feirantes na página no Instagram.

De acordo com a professora Juliana Dias, coordenadora do projeto, existem duas frentes de atuação, sendo uma delas diretamente ligada às prefeituras dos municípios onde as feiras livres estão suspensas ou que estejam com o movimento diminuído em razão do isolamento social, divulgando e priorizando os serviços de entrega como uma alternativa de vendas. “Nossa ideia é fazer a ponte entre a comunidade e os feirantes, possibilitando o contato com os mesmos para a entrega. Também estamos contatando as prefeituras para ver no que elas podem ajudar no processo”, explica.

Corrente do bem

O #FazaFeiraAlagoas é uma campanha que a comunidade em geral pode e deve colaborar. Para isso, basta enviar o nome e o contato de feirantes, barracas ou pequenos estabelecimentos para o grupo Nordestanças, se possível com as seguintes informações: nome do negócio, produtos comercializados, município, área de abrangência da entrega, dias e horários de entrega, telefone. Além do WhatsApp e Instagram, se o feirante tiver.

As informações enviadas são checadas, organizadas e divulgadas no Instagram e no Facebook na página do Grupo de Pesquisa Nordestanças. Quem quiser saber mais informações sobre o projeto deve enviar mensagem direta.

Outras iniciativas de estudantes, professores e técnicos da Ufal estão sendo divulgadas durante a quarentena. Em diversas frentes, essas ações buscam minimizar, na medida possível, os impactos sociais, econômicos e emocionais na vida de todos os afetados. Confira a seguir as principais ações em andamento. Outras informações estão disponíveis em nossa página.

Parceiros da Ufal no combate ao Coronavírus acompanham produção de álcool em gel

HU oferece acolhimento terapêutico para trabalhadores da instituição

CA de Engenharia Ambiental promove atividades durante período de isolamento

Laboratórios da Ufal desenvolvem EPIs para proteção contra o Coronavírus