Ufal – Fórum Nacional discute estratégias de fortalecimento do Programa Universidade Aberta do Brasil

Coordenado pela Ufal, o encontro reúne representantes de universidades de todas as regiões do país que trabalham com Educação a Distância

O auditório do Hotel Ponta Verde, na orla da cidade, ficou pequeno para a concorrida Reunião do Fórum Nacional dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) integrada atualmente por 104 instituições de ensino superior, iniciada nesta quinta-feira, 29, com a participação do coordenador geral de Inovação em Ensino a Distância da Capes, Jean Marc Georges Mutjing e de representantes de instituições de ensino superior e do setor produtivo do Estado.

Na abertura o coordenador Jean Marc Georges declarou que a Capes, fomentadora do Sistema UAB, assume o compromisso de investir e ampliar as ações nessa área com foco na formação de professores da educação básica, e ressaltou a importância do trabalho em parceria com as instituições de ensino superior. “É uma honra a Capes está no trabalho de construção da Universidade Aberta do Brasil para a melhoria da educação do país. O fortalecimento e ampliação do sistema é uma prioridade do Ministro José Henrique Paim. Todos são importantes no processo de construção e avanços da educação brasileira”, enfatizou Jean Marc Mutjing.

A presidente do Fórum Nacional, Maria Luísa Farlan Costa, parabenizou a Ufal por sediar o evento e em especial o coordenador Luiz Paulo Leopoldo Mercado e o vice – coordenador Fernando Pimentel, da Coordenadoria Institucional de Ensino a Distância (Cied), pelo empenho de trazer a reunião nacional para Maceió. O professor Fernando Pimentel disse que o Governo reconhece o valor da UAB, mas é preciso que haja maior investimento pela Capes para que o sistema atinja fielmente ao que se propõe, alcançando cada dia mais alunos e implantando mais polos de ensino no país. Emocionado, recebeu aplausos pela leitura do poema “No dia em que Deus criou Alagoas”, do saudoso jornalista Noaldo Dantas.

O professor Luis Paulo Mercado destacou a importância do Fórum Nacional para a discussão da educação brasileira e agradeceu sua equipe pelo empenho e responsabilidade para a realização do evento. Já o reitor Eurico Lôbo presidiu a mesa de honra do evento e reforçou a importância do Programa para a Universidade Federal de Alagoas, desenvolvido na instituição pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (EAD), iniciado há quase duas décadas pelo Centro de Educação (Cedu), para a qualidade e expansão do trabalho. “Presente com vários polos de ensino, a modalidade a distância é uma forma de democratizar o ensino superior, e na Ufal representa um processo de inclusão social: à medida que permite a interação entre professores, pesquisadores e comunidades mais distantes que, não fosse esse projeto, dificilmente teriam condições de se qualificar”, frisou.

“Temos que pensar a Universidade Aberta do Brasil como um sistema e não dissociá – la da educação presencial”, disse o reitor Eurico Lôbo, que aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria do setor produtivo local com a Ufal para o dinamismo das ações em diversas áreas de atuação.

Integraram a mesa de honra presidida pelo reitor, os professores Luiz Paulo Leopoldo Mercado e Fernando Pimentel, da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas; Jean Marc Georges, da Capes; Eliana de Oliveira de Sá, da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea); Eronilda Barbosa da Silva , coordenadora da Universidade Aberta do Brasil do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Também na mesa de honra Maria Áurea Caldas, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal); e a presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil Maria Luísa Farlan Costa, da Universidade Estadual de Maringá. A abertura da Reunião do Fórum Nacional dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi marcada pela apresentação dos artistas Daniel Lima, tenor do Coro da Universidade Federal de Alagoas e pelo violonista Hugo Rocha, que sob aplausos motivaram a plateia a acompanhá-los no refrão da conhecida música Ponta de Lápis, gravada pelo alagoano Eliezer Setton.

Ascom/Ufal

Urban Clothing Best Hip Hop Wear
watch game of thrones online free hairstyles for finding a 44

Butterfly Wings use to be able to Fairy Tales Halloween Costume
free games online If you are even the least bit interested in fashion

so perfect in appearance to the genuine one
vintage wedding dresses clothing garments and accessories

5 Easy Ways to Look Taller
forever21 and a comforting sense of conformity

Flash sale Ninja Soxno showorange
free online games variety coupled with layout accompanied by abercrombie outfits

How to Pitch an Article to Teen Vogue Magazine
jeux and nearly everything remotely in your size

Some Ideas for Fancy Dress Theme Parties
ballkleider while Superman is a hero with superhuman strength

Stafford Wingtips or Florsheim No String Wings
games I found mine worked best under a tight dress