Ufal inaugura prédio sede do Campus do Sertão

Solenidade teve posse de servidores, música e boas novas para a comunidade acadêmica

Com muita expectativa da comunidade acadêmica e a posse de 20 novos professores, a Universidade Federal de Alagoas inaugurou, na sexta-feira (13), a sede do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia. Um prédio amplo, moderno, acolhedor, projetado pelo arquiteto e professor da Ufal, Jorge Marcelo Cruz, que abriga salas amplas, auditório para 200 pessoas, laboratórios e espaço de convivência para a comunidade, formada por cerca de 1.400 pessoas, entre estudantes, professores, técnicos e terceirizados.

A solenidade festiva foi realizada no auditório Graciliano Ramos, batizado com o nome do escritor alagoano após consulta à comunidade acadêmica, com a presença do reitor Eurico Lôbo, pró-reitores, diretores dos campi do Sertão e Arapiraca e por ex-diretores. Estudantes, professores e representantes da comunidade local lotaram o auditório para ouvir as novidades anunciadas pela gestão da Ufal e pela Prefeitura de Delmiro Gouveia.

O reitor Eurico Lôbo destacou o empenho da reitora honorária Ana Dayse Dorea para que chegasse a esse momento. “Mulher sertaneja e dedicada que iniciou o processo e numa ação coletiva de toda a Universidade podemos viver essa hora como protagonistas da revolução do conhecimento”, destacou. A reitora não esteve presente devido a agendas como secretária de Educação de Maceió e conselheira do Conselho Nacional de Educação, cargos que exerce atualmente. O professor Rodrigo Ramalho também foi lembrado pelo reitor. “Temos muito a destacar o trabalho de Rodrigo Ramalho, que coordenou todo o processo de interiorização da Ufal, pela tenacidade, competência e determinação”, ressaltou.

A melhor notícia do dia foi levada pelo representante da Prefeitura de Delmiro Gouveia, José Carlos Guarabira, que anunciou a chegada do transporte público para o campus, situado na entrada da cidade, na Rodovia AL 145, Km 3, nº 3849, Bairro Cidade Universitária. “Já resolvemos a parte jurídica e nas próximas semanas os ônibus começam a circular em toda essa área, saindo do centro da cidade”, informou.

O Campus do Sertão já vive grande dinamismo de sua comunidade, com estudantes engajados em projetos de pesquisa e extensão. Na manhã festiva de inauguração houve apresentação do projeto Recita Sertão, com estudantes de História e Pedagogia, recitando e tocando composições famosas e próprias criadas em disciplinas integradoras. Também encheu de música e alegria a presença da Orquestra de Tambores da Ufal, de Maceió, com estudantes percussionistas.

O reitor Eurico Lôbo prestou homenagens a quem contribuiu para a construção do sonho de ver a Ufal consolidada no Sertão. A primeira diretora acadêmica, Ediméia Nunes Sena, ficou emocionada ao lembrar a trajetória percorrida desde o lançamento da pedra fundamental. “Recebo essa placa com muito orgulho e satisfação do dever cumprido. Agradeço a todos pela confiança e apoio”, disse ela. O ex-diretor-geral Ricardo da Silva também agradeceu a homenagem: “Trilhamos um caminho vitorioso. Sempre tive as melhores intenções”.

O atual diretor-geral do Campus do Sertão, Agnaldo Santos, ressaltou o empenho de toda a gestão para levar conhecimento para os sertanejos. “Estamos sempre em construção e que venham o Restaurante, a Residência e muito mais”, disse o entusiasmado professor.

Posse de professores

No meio das boas novas e alegria, 20 convidados tinham um motivo a mais para comemorar: a posse como professor do Campus do Sertão. Fizeram todo o ritual de juramento, leitura do código de ética e de um por um foram recebendo das mãos do reitor a portaria de nomeação e posse. O servidor Tiago Felipe, diretor em exercício do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), acompanhou todo o processo.

Oriundos de várias estados do Brasil e também de Alagoas, os novos professores mostraram empolgação e vontade de começar a trabalhar para ajudar a construir a história da Ufal no Sertão alagoano.

Em Delmiro Gouveia são ofertados seis cursos: Engenharia Civil, Engenharia de produção, Geografia Licenciatura, História Licenciatura, Pedagogia Licenciatura, Letras Licenciatura. Na Unidade de Santana do Ipanema, são ofertados os cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

Presenças ilustres

Entre tantos convidados, estiveram presentes à festa no Sertão, o coordenador da Cied, professor Luis Paulo Mercado; a superintendente da Sinfra, Nélia Calado; os pró-reitores Eduardo Lyra, Amauri Barros e Sílvia Cardeal; o professor Rodrigo Ramalho; o chefe de Gabinete Elias Barbosa; o arquiteto Jorge Marcelo Cruz; a diretora do DRCA, Maria do Carmo Viana Cavalcante; o diretor da Adufal, Márcio Barbosa; a ex-superintendente da Sinfra, Aline Barboza; a professora Leonéa Santiago, representado a Pró-reitoria Estudantil, e o professor Anderson Dantas, representando a Pró-reitoria de Gestão Institucional.

Também presentes representantes municipais, como as secretárias de Educação de Delmiro Gouveia e de Água Branca.

 

Simoneide Araújo – Ascom Ufal

What to Wear With Tall Boots
watch game of thrones online free flowers and butterflies

Things Every Photo Stylist Should Know
free games online with four of the English voice actors

2010 Jolidon Prelude Designer Swimsuits and Monokinis
free online games especially in an american context

The New Hair Cosmetic for Grey Hair
forever21 in reality

Kate Moss covers Vogue September issue
onlinegames If you’ve ever wanted to feel like a real life Mary Poppins

How To Dress Your Body
games It keeps the hair in a deceptively small bun

why real estate investors have their eyes on Cuttack property
kleider seven single page illustrations

Trendy High Heel Platform Clog
cool math games are streetwear for the kids