UFAL lança plataforma de monitoramento ambiental por satélite

UFAL lança plataforma de monitoramento ambiental por satélite

Iniciativa foi elogiada pelo diretor de políticas da Agência Espacial Brasileira durante a SBPC
O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat), lançou em julho sua nova plataforma digital. O site tem um formato intuitivo e pretende se consolidar na difusão de informação e conhecimentos na área de monitoramento ambiental por satélite.

“Atualmente nós temos uma rede de pesquisa com pesquisadores nacionais e internacionais que precisam de informações, principalmente de satélites, para tomadas de decisões, para realizar pesquisas, para ensino. Então o Lapis vem sempre atualizando, lançando novas plataformas e vendo qual a melhor forma de atender a essas demandas de grupos específicos”, explicou Leandro Macedo, pesquisador e colaborador do Lapis.

Entre os destaques da nova plataforma, estão a Biblioteca Digital, que disponibiliza para download as principais publicações da área de meio ambiente e sensoriamento remoto, o Letras Ambientais, blog que, em parceria com o Lapis, divulga informações sobre os principais temas relacionados à conservação ambiental e a fenômenos meteorológicos, e a TV Lapis, que é o canal do laboratório na plataforma no Youtube.

O Lapis esteve presente durante a SBPC Alagoas, interagindo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC). De acordo com Leandro, a aproximação teve como pauta a pesquisa. “O Lapis tentou definir algumas iniciativas para pesquisas no âmbito nacional e na área de satélites”. Além dessa interação com o MCTIC, o Lapis também teve uma interação com a Agência Espacial Brasileira (AEB), contando com a visita do Diretor de Política Espacial, Petrônio Noronha, ao laboratório e suas felicitações ao grupo pela iniciativa. A Analista em Ciência e Tecnologia, Michele Cristina, também compareceu ao lançamento.

Para conferir a nova plataforma do Lapis, basta acessar aqui.

 

Compartilhar