UFAL – Mostra Infantil encanta e diverte criançada no Circuito Penedo de Cinema

Mostra de Cinema Infantil contou com exibição de filmes curtas-metragem para a criançada. Foto: Kamylla Feitosa

Começou nesta terça-feira (27), às 8h, dentro da programação do Circuito Penedo de Cinema, a Mostra de Cinema Infantil com exibição de filmes curtas-metragem para a criançada. A Mostra acontece até hoje (29), na Sala de Exibições, estrutura de cinema montada na Praça 12 de abril, no Centro Histórico de Penedo (AL), e vai garantir muita diversão, cultura e entretenimento para a garotada.

Os filmes apresentados contaram com curadoria local de cinco professores e um técnico-administrativo da Unidade de Ensino de Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os curadores escolheram temáticas diversas para as animações infantis.

Pela primeira vez, o Circuito Penedo de Cinema vai receber a Mostra de Cinema Infantojuvenil de Cachoeira (Manduca), com curadoria do PET Cinema, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). O Manduca é o único Programa de Educação Tutorial de curso de Cinema no Brasil e centra suas pesquisas em torno da interface do Cinema e Educação, desde 2017. O nome da Mostra se refere a uma marca da popular manifestação cultural, onde os Mandus, bonecos mascarados desfilam na festa de Nossa Senhora D’Ajuda, de Cachoeira.

João Guilherme, 9 anos, veio pela primeira vez participar da Mostra Infantil e ficou deslumbrado com toda a estrutura. “A tela é bem grande, a gente vê os desenhos bem grandão. Eu adorei o desenho do peixinho falando das garrafas”, relatou com olhos brilhando de encantamento, talvez o mais novo jovem apreciador da sétima arte.

Já a doce Ana Júlia, 7 anos, achou tudo muito divertido. “As tias são legais, fizeram a gente rir, e eu gostei muito, quero vir de novo amanhã”, diz a pequenina empolgada com tudo que estava vivenciando.

Realização

O Circuito Penedo de Cinema é realizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento ainda é patrocinado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Prefeitura de Penedo, Sebrae e Fapeal.