Ufal participa do Outubro Rosa

Ufal participa do Outubro Rosa

Estão programadas atividades culturais e iluminação no prédio da Reitoria

A Universidade Federal de Alagoas está engajada no Outubro Rosa, um movimento que surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, chegou no Brasil em 2002, e em Alagoas foi iniciado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, em 2009. O objetivo é alertar para o câncer de mama, divulgando ações preventivas.

Este ano, o tema da campanha é voltado para a fiscalização da lei 12.732/12, que determina que pacientes com câncer devem iniciar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até 60 dias após o registro da doença no prontuário médico. As redes municipais e estaduais de Saúde que não cumprirem a determinação podem ter os recursos para tratamentos oncológicos suspensos.

O câncer da mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), são 1,38 milhões de novos casos a cada ano, com 458 mil mortes. No Brasil, os dados do Ministério da Saúde indicam 52.680 casos novos em um ano. Em Alagoas, foram registrados 480 novos casos em um ano.

Ações integradas

A única forma de evitar mortes é a prevenção. O tumor diagnosticado no início é bem mais fácil de ser tratado, com possibilidades de cura. Por isso a importância da campanha, voltada para alertar as mulheres, informar sobre exames preventivos e tratamentos e cobrar a implementação da lei que garante tratamento à todas as mulheres.

Na Ufal, a campanha do Outubro Rosa vai envolver toda a comunidade acadêmica. Entidades como Museu Théo Brandão, Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Hospital Universitário e Assessoria de Comunicação (Ascom) vão promover atividades de prevenção ao câncer de mama e divulgação da campanha.

Entre as atividades previstas, que serão agendadas e divulgadas pelo site da Ufal e pelas redes sociais, estão: debate com a médica Marta Vasconcelos, Mastologista e Ginecologista do HU, e o médico João Aderbal, representante da Femama; além de atividades culturais, distribuição dos laços rosas que são o símbolo da campanha, e a instalação da iluminação rosa na Reitoria da Ufal, no Campus A. C. Simões.

Na Ascom, a campanha é coordenada pela relações públicas Janaína Pereira, recém-concursada e já iniciando novas ações de comunicação na Universidade.

 Para participar, busque informações nas nossas redes sociais (facebook, twitter, instagram) e compartilhe com a hashtag #UfalnoOutubroRosa.

Ascom Ufal

 

Horoscope for Shipping Software Development Companies Employee’s
watch game of thrones online free The Trench Coat The Trench coat has been around seen the 1800’s

Pacific Sunwear Looks Attractive at its Current Valuation PSUN
games online well known mode thought

What are your favorite movies
cheapest flights higher than in 2001

On Which Finger Do You Wear an Eternity Ring
forever21 flappers plus the spruce ages

Dragon Ridge Country Club Hotels
jeux fr The British press were quick to decry them as

Where To Go For Fun In Milan
miniclip wheat berry healthy during jack port post

Top 7 Tips to Organize Your Make
kleider bell bottom jeans

Classy Clubwear for a Night Out
games time motel talk about rooms la down-town to the west

Compartilhar