UFAL – Projetos em parceria são contemplados em edital de inovação

Trabalhos vão fazer uma transformação digital nas micro, pequenas e médias empresas de Alagoas

A bagagem de conhecimento e a experiência com inovação são alguns dos destaques para a Universidade Federal de Alagoas incluir seu nome em dois projetos aprovados no edital do programa Digital.br. A iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) contemplou os trabalhos para receber apoio técnico e financeiro com o objetivo de acelerar projetos propostos por redes e ecossistemas de inovação que tenham como beneficiárias empresas de micro, pequeno ou médio portes, localizadas na região Nordeste.

A Ufal faz parte dessas ideias inovadoras de Alagoas numa parceria com Federação das Indústrias (Fiea), Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL), Sebrae, Gabinete de Governança da Prefeitura de Maceió (GGov), Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon/AL).

O estímulo à transformação digital de empresas dos diferentes segmentos econômicos, como propôs o edital, rendeu o primeiro lugar ao projeto Marketplace Construção Alagoas, entre as 24 propostas de todo o Nordeste. O reitor, professor Josealdo e a professora Aline Barbosa, do Centro de Tecnologia (Ctec) vão coordenar o trabalho junto aos parceiros. A gerente do Núcleo de Inovação e Pesquisa da Fiea/IEL, Eliana Sá, comemora a participação da Universidade nessa missão.

“A parceria com a Ufal é fundamental, pois traz pra os projetos o arcabouço de conhecimento necessário para promovermos a transformação digital no setor produtivo alagoano, reforçando a relação da academia com as empresas”, ressaltou.

Destaque para negócios online com segurança

De acordo com Eliana a aprovação dos projetos implica em “impactar positivamente os rumos do Estado na transição para um mundo onde tecnologias atuam no aumento da produtividade e delegam ao homem as atividades de inteligência”. No topo da lista de classificados está uma proposta que vai funcionar como uma ferramenta digital, concebida pelo grupo Construção Alagoas em Rede, do qual a Ufal faz parte.

O Marketplace Construção Alagoas será uma plataforma de negócios online onde compradores poderão fazer cotações de todos os quantitativos e qualitativos de produtos, com diversos fornecedores referenciados no mercado.

O sistema de referências e pontuação vai diminuir o risco de contratação de pessoas que estão fora do ciclo tradicional de fornecedores da cadeia. Por outro lado, a avaliação dos compradores permitirá a quem vende maior segurança na prestação do serviço ou produto.

Inovação é o mote

O outro projeto classificado para receber apoio técnico e financeiro fará um mapeamento industrial para identificar e selecionar as indústrias contempladas num projeto piloto, com dez empresas de micro, pequeno e médio portes de Maceió.

O objetivo é realizar consultoria de Gestão Empresarial, Gestão da Inovação e Transformação Digital. Os professores da Ufal Edmundo Acioli (IQB) e Davi Bibiano, do Instituto de Comutação (IC) vão coordenar os trabalhos na área de inteligência artificial e competitividade.

As empresas vão receberão apoio desde a criação da visão digital, ideação e o desenvolvimento dos projetos, utilização dos dados de forma estratégica e a automatização de processos.

A proposta apresentada é transformar o estado de Alagoas num “celeiro de novas ideias, o pioneiro em políticas públicas de aceleração de empresas de base tecnológicas voltadas para o aprimoramento do setor industrial no Nordeste”.