Ufal recebe novos servidores para os campi A.C. Simões, Arapiraca e Sertão

Um dos cursos contemplados com docente é o de Técnico em Produção de Moda, da Escola Técnica de Artes

Solenidade de posse na Universidade Federal de Alagoas tornou-se rotina, é regida sempre pelo mesmo ritual, mas continua sendo um momento marcante e de comemoração: para a instituição, para os que chegam e vão se agregar ao quadro de recursos humanos e para os familiares, numa demonstração de que a vitória conquistada tem o significado de missão cumprida.

Na mais recente solenidade, na manhã da sexta-feira, dia 20, tomaram posse no Gabinete do reitor Eurico Lôbo quatro servidores, destes, três docentes e um técnico-administrativo: Elynne Giselle Lima Aguiar, para o curso de Letras do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia; Lidiane Maria Omena da Silva Leão, para o curso de Física do Campus Arapiraca; e Elizete Menezes Messias, para o curso de Produção de Moda da Escola Técnica de Artes (ETA), em Maceió. O Campus A. C. Simões foi contemplado com o servidor técnico-administrativo Jorge Henrique Silvestre Barbosa.

”Temos a capacidade de transformar vidas e a universidade é esse instrumento. A Ufal tem um papel importante no desenvolvimento do Estado de Alagoas alavancado pela interiorização presente no Agreste, Sertão e num futuro muito próximo, no litoral Norte de Alagoas”, frisou o reitor Eurico Lôbo destacando a responsabilidade de cada um diante dos inúmeros desafios para o crescimento qualificado da instituição.

Presente à solenidade, o pró-reitor de Extensão Eduardo Lira reforçou a importância da inserção da Ufal para a mudança do persistente e grave Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a busca para um novo cenário: “Vocês chegam para nos revigorar e esse é um momento singular e de muita felicidade”, frisou Eduardo, parabenizando os novos servidores.

Caminho de volta para a Ufal

Elynne Aguiar, Lidiane Omena, Elizete Menezes e Jorge Henrique Silvestre, acompanhados dos respectivos familiares, demonstraram ter consciência da responsabilidade a partir da nova etapa de vida como servidores e a unanimidade do sonho realizado e da vitória conquistada, fruto de muito empenho e dedicação: “Este é um momento de realização profissional e sinto-me vitoriosa”, frisa Elynne. Tive a minha formação na Ufal como aluno do curso de Ciências Sociais e estou muito satisfeito de continuar na instituição como servidor”, enfatiza Jorge Henrique. “A minha trajetória foi toda nesta universidade, da graduação à pós-graduação, e alcancei o meu objetivo”, destaca Lidiane.

Para Elizete Menezes Messias tomar posse como docente vai além de realização profissional. “Sinto nesse momento a sensação de continuidade, pois esse ambiente é bastante familiar para mim”, enfatiza. Lili, como é carinhosamente conhecida, é filha de Maria José Messias, a Zezé, chefe de gabinete nas duas gestões da então reitora Ana Dayse Dorea, exercendo também o mesmo cargo no primeiro ano da gestão do atual reitor Eurico Lôbo.

“Nunca imaginei viver este momento aqui neste gabinete, mesmo torcendo para que um dia isso acontecesse, mas a Ufal é um ambiente bastante vivenciado pelos meus filhos, da infância à fase adulta”, frisou Zezé ao entregar o termo de posse para a vitoriosa filha. “Como diz o escritor José Saramago, ter filhos é um empréstimo e aqui está Lili nessa condição”, disse Paulo Messias, bastante emocionado.

A trajetória acadêmica de Elizete Messias iniciada na Ufal foi permeada de vários desafios em busca da identificação profissional. Ingressou em dois cursos, Direito e Nutrição (não, concluídos), mas o ponta pé para a realização profissional diz ter encontrado na graduação em Publicidade e Propaganda concluída em uma instituição particular. “A partir desse curso despertei realmente para fazer o que tanto gosto que é estudar moda e me capacitar nessa área para abraçar a carreira docente”, enfatiza. Fez mestrado em Moda, Cultura e Arte no Senac de São Paulo e até setembro termina na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), o doutorado em Comunicação e Semiótica.

Aprovada em março para a única vaga ofertada pela Escola Técnica de Artes (ETA), em Pesquisa de Moda, a vocação de Elizete Messias para essa área deu os primeiros sinais ainda na infância pela identificação que sempre teve com as artes em geral. “Sou muito ligada a cores e me realizava fazendo figurinos para as bonecas de papel“, diz. O mestrado oportunizou-a trabalhar também em São Paulo em produção de Moda na Editora Globo e a realizar consultorias para marcas brasileiras.

A experiência em sala de aula foi vivenciada incialmente em Salvador, no curso de Design de Moda da Universidade Jorge Amado (Unijorge), e em Alagoas, onde é sempre convidada para ministrar aulas em cursos de Moda do Senac. Em Maceió atua também como consultora para marcas locais. “Nunca imaginei que conquistaria esse meu espaço em Maceió e em tão pouco tempo, mesmo sabendo que Polos de Moda vêm surgindo em Alagoas, a exemplo do Polo de Murici e de saber o quanto é rico o nosso artesanato, com as belas rendas, que despertam o interesse do mercado nacional e internacional”, destacou Elizete Messias, que faz o caminho de volta para a Ufal em grande estilo e com a certeza de que desta vez é prá valer.

Marco referencial

O Curso Técnico em Produção de Moda da ETA vem se tornar um marco referencial para o Estado de Alagoas como pioneiro nesta modalidade de ensino. Vem atender a demanda do atual mercado de trabalho que exige do cidadão a qualificação necessária que o habilite a ocupar com excelência os espaços específicos no universo de criação do vestuário. Desse modo, esse cidadão estará apto para atuar como agente produtivo contribuindo com seu pensamento crítico e criativo para o desenvolvimento da sociedade.

O Curso, em seu segundo ano de funcionamento, foi elaborado com o propósito de atender a demanda do mercado profissional da região, para qualificar pessoas que já atuam de modo empírico tanto na produção como na criação de moda, necessitando de aperfeiçoamento e certificação, e também para os futuros profissionais que vierem surgir nessa área. Mais informações no site da Escola Técnica de Artes (ETA).

Ascom Ufal

Print Lair of the Beasts
watch game of thrones online free Companies extract the most value from the worker

Objects Of Fashion Decoration For Men
games online the highest shelling out professions in fashion

American Eagle Looks Attractive Into Earnings
cheap bridesmaid dresses While keeping to his classic design roots

How to Get the Style of Audrey Hepburn Video
free online games so it blows my mind when people say that

Project Runway season 7 winner is
jeux The company has just increased its rates on all ground

Five ways to pull off a blazer for men
miniclip scholarships and grants concerning model selling

Steven Madden’s CEO Presents at Canaccord Genuity 32nd Annual Growth Conference Transcript
kleider in right to left format

10 Top Internet Video Marketing Tips For Your Work At Home Business
ballkleider the way to turn when laws and regulations don’t individuals don’t like you