Ufam aprova mais dois Dinter

Ufam aprova mais dois Dinter

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação informa a aprovação de mais duas propostas de Doutorado Interinstitucional (Dinter) aprovadas pela Coordenação de Programas de Quadros Docentes (Capes). Os Programas de Doutorado Interinstitucional em Odontologia e Administração serão realizados em parceria com a Faculdade de Odontologia de Araraquara/UNESP e com a Universidade Federal de Minas Gerais/ UFMG, respectivamente. Os cursos de doutorado são direcionados especificamente para a qualificação de docentes da Ufam.

Os programas foram aprovados no edital nº 005/2009 no ambito do Programa DINTER/Novas Fronteiras do Ministério da Educação/Capes. O programa tem como objetivo oferecer a um grupo ou turma de alunos a formação em nível de doutorado, sob condições especiais. Para isto, ele deve atender a algumas caractersticas como ter carter temporário e viabilizar a formação de doutores fora dos grandes centros de ensino e pesquisa.

Os novos programas de doutorado somam-se aos outros dez programas mantidos pela universidade e aos diversos Dinter realizados atualmente. Segundo a professora Doutora Maria Fulgncia Bandeira, Diretora do Departamento de Pós-graduao (DPG): Mandamos duas propostas e as duas foram aceitas. O Dinter de administração era uma das solicitações mais antigas dentro da universidade, e a aprovação com certeza fortalece o peso da nossa instituição como referência em ensino e pesquisa na região.

Os Projetos de Doutorado e Mestrado Interinstitucional visam permitir a formação de turmas especiais de alunos de doutorado ou de mestrado, por curso de pós-graduação reconhecido pelo MEC e já consolidado, sob condições diferentes daquelas previstas na proposta avaliada pela CAPES e que fundamentou o parecer de reconhecimento do curso pelo CNE. As atividades de ensino e pesquisa do curso são desenvolvidas no campus de outra instituição que não aquela a que ele se vincula. A iniciativa permite a utilização da competência de programas de pós-graduação já consolidados para viabilizar a formação de doutores ou de mestres fora dos grandes centros educacionais.

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