Ufam e Prefeitura de Parintins reafirmam parcerias

 

O reitor e o vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga e o professor Jacob Cohen, acompanhados do assessor especial da reitoria da representação em Brasília, professor Edmilson Bruno, receberam, na tarde desta terça-feira, 24 de novembro, o prefeito reeleito do município de Parintins, Bi Garcia. A cidade, situada a cerca de 360 quilômetros de Manaus, é um dos cinco municípios que mantêm uma unidade acadêmica da Ufam fora da capital, o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez).

Durante pouco mais de uma hora e meia, o reitor e o vice-reitor conversaram com o gestor municipal sobre as potencialidades de Parintins que podem receber incremento intelectual da Instituição e, dessa forma, buscando a expansão na formação da comunidade universitária para além da identidade cultural e do setor agropecuário, mais fortes e presentes na localidade. “O Icsez tem papel fundamental na cidade, na composição do quadro funcional dos órgãos públicos locais e prestação de serviços. Tem muito ainda a contribuir e nós, como Administração Superior, nos dispomos a trabalhar para isso, dialogando com o Icsez, a Prefeitura e a própria população”, frisou o reitor, cujas palavras foram ratificadas pelo vice.

Na oportunidade, o prefeito reeleito de Parintins reiterou a importância das cooperações e parcerias com a Universidade, afirmando a intenção de mantê-las ao longo da nova fase de sua gestão. “Nessa segunda etapa, fruto de um novo mandato, nós nos desejamos estender a colaboração da Universidade conosco, mas também ampliar, até mesmo, na qualificação técnica da nossa população. Temos visto um movimento interessante, bem organizado e articulado de setores do empreendedorismo e do primeiro setor, que temos visto ganhando reformulações. Para nós, aperfeiçoar os conhecimentos de quem busca contribuir com a geração de emprego significa fortalecer o município. A Ufam tem papel fundamental nesse processo”, considerou Bi Garcia.

Sobre o Icsez

O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez) ocupa o campus universitário ‘‘Dorval Varela Moura”, onde aproximadamente 2.000 alunos de graduação estão matriculados. Os cursos ofertados, de Administração, Artes Plásticas, Comunicação Social/Jornalismo, Educação Física, Pedagogia, Serviço Social, Zootecnia contam com o suporte de 90 docentes 42 técnico-administrativos.