Ufam e Semed firmam parceria no projeto ‘Manaus Internacional: Integrando Culturas por meio da Língua Espanhola’

Alunos da rede municipal selecionados para o projeto-pilotoAlunos da rede municipal selecionados para o projeto-piloto

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Letras e do curso de Letras – Língua e Literatura Espanhola, firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), para lançar o projeto-piloto ‘Manaus Internacional: Integrando Culturas por meio da Língua Espanhola’.

 Entre os parceiros do projeto estão,  ainda, a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Amazonas (Apeam) e o Consulado da Colômbia em Manaus.

Atendendo, inicialmente, a Escola Municipal Raimundo Theodoro Botinelly, localizada no Riacho Doce 3, na zona Norte de Manaus, o projeto vai beneficiar mais de 50 alunos do 6º e do 7º anos do Ensino Fundamental. A ideia é que o idioma seja gradativamente adotado por todas as escolas da rede. O curso  terá 480 horas de carga horária total, distribuídas em quatro anos e, ao final da formação, caso o aluno complete a carga horária mínima exigida, receberá o certificado de conclusão.

Para a comunidade acadêmica da Ufam, o projeto visa a proporcionar campo de estágio alternativo aos alunos do curso de Letras – Língua e Literatura Espanhola; viabilizar campo de investigação para pesquisadores universitários e estreitar laços com nações vizinhas, focando a integração regional.

Idealizador do projeto, professor da Faculdade de Letras Wagner Barros TeixeiraIdealizador do projeto, professor da Faculdade de Letras Wagner Barros Teixeira

Objetivos

 De acordo com idealizador, professor Wagner Barros Teixeira, a iniciativa tem intuito de atender a realidade sociolinguística de Manaus que, no decorrer dos últimos anos, vem acolhendo povos de países que falam espanhol, como venezuelanos, colombianos e  peruanos. O docente disse, ainda,  que o projeto pretende oportunizar o estudo da língua espanhola e das culturas de países hispanos, com ênfase na cultura Colombiana.

 “O projeto vai oportunizar o ensino da língua espanhola para alunos da rede municipal de ensino e finalidades mais específicas, como proporcionar um campo de estágio e pesquisa  para alunos de espanhol da Universidade Federal do Amazonas”, explicou.

 Durante a cerimônia, a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, destacou a importância do projeto para a rede municipal de ensino e, principalmente,  para os beneficiados.

 “Estudar outra língua é como pôr uma lente nos olhos, pois, com isso,  a pessoa tem a oportunidade de conhecer culturas diferentes e, também, passa a ter outra visão de mundo. Por isso, esse projeto tem enorme significado para rede municipal de ensino, ele amplia horizontes e abre um leque de oportunidades  a partir do estudo da língua espanhola”, explicou.

 

Fonte: Ascom Ufam com informações da Assessoria de Imprensa da Semed.

Categoria: Comunicação / Noticias Bloco Esquerdo