Ufam recebe comitiva de embaixadores da União Europeia

Dos 24 países membros, 18 enviarão representantes à UniversidadeDos 24 países membros, 18 enviarão representantes à Universidade

A Universidade Federal do Amazonas e outras instituições ligadas aos setores da educação, pesquisa, economia e desenvolvimento recebem, no período de 26 a 31 de maio, a visita de uma comitiva com 18 embaixadores de países membros da União Europeia. A agenda tem como objetivo estabelecer novas ações e fortalecer políticas já existentes entre o bloco e o Brasil.

Junto à UFAM, a delegação cumprirá dois compromissos. No primeiro deles, na quinta-feira, dia 28, a reitora, professora Márcia Perales Mendes Silva, o vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima e o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Naziano Filizolla, dão as boas vindas ao grupo e os conduzem em um tour guiado, do setor Sul até o Centro Administrativo da Reitoria (setor Norte), retornando ao setor sul até chegarem ao auditório Samaúma, na Faculdade de Ciências Agrárias. Lá, os convidados acompanharão o Seminário “A parceria estratégica União Europeia-Brasil”, proferido pela senhora Ana Paula Zacarias, embaixadora da Delegação da União Europeia, voltado a alunos e professores.

Já no dia 29 de maio, a comitiva assiste à palestra da reitora, professora Márcia Perales, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), na avenida Joaquim Nabuco, Centro, que abordará avanços e desafios da Universidade.

Em sua apresentação, a reitora irá publicizar o histórico da Instituição ao longo de mais de seus 100 anos de existência, abordando, ainda, o planejamento estratégico para que a Instituição continue contribuindo no progresso da região.

Durante sua estada, a comitiva cumprirá, ainda, compromissos no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônica (Inpa), Suframa, Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciências, Tecnologia e Inovação (Seplancti), bem como Universidade do Estado do Amazonas, Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e à fábrica Faber Castell.

Sobre a União Europeia – A União Europeia é uma parceria econômica e política de características únicas entre 24 países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Theca, Romênia e Suécia). Surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1950, o pressuposto de que países com relações comerciais intensificadas são economicamente interdependente, o que ajuda a evitar os conflitos.

Durante meio século, a UE contribuiu para elevar o nível de vida, criou um mercado de 500 milhões de pessoas e uma moeda única (euro). O mercado único é o principal propulsor da economia europeia, permitindo a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais. A UE é, atualmente, o principal exportador e o segundo maior importador do mundo. A União Europeia conseguiu ao longo dos anos extrapolar a união econômica convertendo-se progressivamente numa organização ativa em área que vão da ajuda ao desenvolvimento, à proteção dos direitos humanos, da promoção da democracia à política do ambiente. Por meio dos “Acordos de Schengen”, todos os cidadãos europeus podem circular livremente em quase todo o território da União Europeia.

Ascom UFAM