UFAM recebe Secretário de Estado de Saúde

Na manhã desta segunda-feira, 13, o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, recebeu, na sala de reuniões da reitoria, o Secretário de Estado de Saúde Rodrigo Tobias de Sousa Lima. Durante o encontro, foram discutidos assuntos como a expansão do serviço de Telessaúde da Ufam e tratativas alusivas ao Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) e Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) junto à Unisol. 

O reitor destacou a necessidade de permanente diálogo para aprimorar a parceria entre a Ufam e o Estado do Amazonas. “O Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) funciona com a parceria do Estado do Amazonas e precisamos alinhar os aspectos da nossa parceria para atender às exigências de órgãos fiscalizadores e nada melhor como o diálogo permanente para afinar essa sintonia”, declarou o reitor.

O Secretário de Saúde do Estado destacou a necessidade de políticas públicas com foco na prevenção de doenças. “As políticas públicas do Amazonas se apresentaram ineficientes nos últimos 15 anos, logo, precisamos de políticas públicas que trabalhem a prevenção e, para isso, precisamos trabalhar em parceria. Temos a intenção de fazer a regionalização acontecer para atender tanto a demanda da capital quanto a do interior do estado e entendo que a Telessaúde é uma ferramenta estratégica para nossa região, pois isso é usar a tecnologia a nosso favor e contamos com a Ufam para tal”, declarou o secretário de Estado.

A gestora de Telessaúde da Ufam, Adriany Diniz de Araújo, apresentou um panorama da iniciativa na Ufam. “Eu destaco o projeto do ambulatório de alto risco para realizar atendimento em áreas remotas, mais especificamente, onde a Ufam tem campi. Inclusive, já entramos em contato com parte dos secretários para obtermos cooperação técnica a fim de tratar e mitigar a demanda de neonatos graves, bem como outras especialidades”, afirmou.

A diretora-geral do Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), Juliana Dias Braga, apresentou o serviço de Telessaúde do HUFM. “O programa de telerradiologia coordenado pelo Hospital Universitário Francisca Mendes da Ufam teve início no ano de 2013 em 61 municípios. Já foram emitidos laudos de mais de 25 mil mamografias e 8.175 raio-x para os municípios”.

Transplante de córnea no HUGV

A oftalmologista Cristina Garrido, que atua há 15 anos no Banco de Olhos do Amazonas, sugeriu que o transplante de córnea possa ser oferecido também no HUGV, pois atualmente é oferecido apenas em duas clínicas particulares. “É importante ter esse tipo de serviço em hospitais públicos e vislumbramos a possibilidade de transformar o HUGV em referência no transplante de córnea no Amazonas”, ressaltou.