UFAM – Reitor busca recursos junto ao ministro da Educação (MEC)

Com o objetivo de realizar projetos importantes para a comunidade universitária, o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, esteve em Brasília, durante esta semana, para tratar do planejamento e liberação de recursos financeiros junto ao Ministério da Educação (MEC).

Na pauta da audiência que aconteceu no gabinete do ministro, José Mendonça Bezerra Filho, figuraram os projetos da construção das bibliotecas dos setores Norte e Sul, no campus Manaus, os restaurantes universitários, situados nas unidades acadêmicas do interior do Estado e a reforma da Faculdade de Educação (Faced).

Outro tópico submetido pelo reitor à apreciação do ministro, referiu-se à ampliação do número de servidores técnicos-administrativos.

Acompanhado de uma comitiva, que foi integrada pelo pró-reitor da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), professor Waltair Machado e pelo assessor especial da Universidade, professor Edmilson Bruno, o reitor também esteve no gabinete na companhia do deputado federal da bancada amazonense, Pauderney Avelino, do secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares da Silva e do secretário estadual de Educação (Seduc), Augusto Neto. Além deles, estave presente também o superintendente do HUGV/Ebserbh, doutor Júlio Mário de Melo Lima, o titulr da Secretario de Educação Superior (Sesu), Paulo Barone.

De volta à Ufam, o reitor considerou o encontro com o ministro satisfatório e que poderá resultar, em breve, em boas notícias. “Estamos trabalhando para viabilizar essas demandas e o diaólogo com o Ministério da Educação é fundamental na busca desses resultados”, frisou.

Âmbito estadual – Durante a audiência com o gestor ministerial da Educação, foram encaminhadas, ainda, pautas relativas a parcerias e convênos que poderão ser firmados entre a Ufam e a secretaria estadual de Educação. A ideia é que sejam implementados mestrados na Universidade que possam atender a uma política de qualificação profissional dos professores da rede.