UFAM – Solenidade marca o início das obras do novo HUGV

A cerimônia que marcou o início efetivo das obras do novo Hospital Universitário Getúlio Vargas foi dividida em quatro atos: assinatura da ordem de serviço – a qual permite que a empresa Tecnologia em Construções Ltda -TECON inicie o processo de construção do novo HUGV; um abraço simbólico – com o qual docentes, estudantes e demais convidados reverenciaram o hospital que, há pelo menos cinco décadas, contribui para a formação de profissionais de saúde do Estado do Amazonas; a retirada do nome do hospital da fachada do prédio – quando cada letra que formava o nome do hospital foi removida por membros da administração superior, servidores mais antigos e autoridades com significativa contribuição para a história do hospital e o lançamento da pedra fundamental – momento que contou com a participação de uma usuária dos serviços do hospital. “Sempre fui bem atendida neste hospital. Os profissionais daqui são qualificados e merecem essas melhorias. Minha mãe já foi atendida aqui e agora meu marido está sendo tratado por profissionais extremamente competentes. Tenho o privilégio de estar nesse momento histórico,” disse a auxiliar administrativo Solange Costa.

Após o assentamento da pedra fundamental, a administração superior e demais autoridades discursaram sobre os benefícios que a obra trará para a sociedade amazonense.

Emocionada, a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, destacou os desafios que a instituição enfrentou até poder desfrutar deste momento histórico de início das obras do novo HUGV. “Lembro das reuniões; dos momentos de negociação; do Banco Mundial não querendo o nome associado a nenhuma edificação na maior área verde urbana do Brasil, que é o nosso Campus Universitário. Então, nós nos estruturamos para crescer verticalmente neste espaço. Depois de uma trajetória longa, começamos hoje uma nova etapa. Este hospital possui pessoas extremamente qualificadas e agora vamos unir isso a uma infraestrutura adequada, com equipamentos modernos para que os serviços fiquem cada vez melhor para quem precisar do HUGV”.

Ela também fez agradecimentos aos colaboradores do projeto do novo hospital. “Agradeço ao governo do Estado que, por meio da Secretaria de Saúde, financiou o projeto deste hospital. Isso tem que ser reconhecido. Também tivemos apoio da diretoria de hospitais do MEC. Agradeço ao Governo federal, ao Ministério da Educação, toda a equipe que veio inúmeras vezes aqui conosco pra buscar caminhos e estratégias para chegar a este momento, fruto do trabalho de muitas pessoas que respeitam e vivem essa instituição. Cada impasse político ou jurídico, trabalhamos em conjunto para superar.

E concluiu o discurso citando o poeta Thiago de Mello. “Sei que é preciso sonhar. Quem não sonha o azul do vôo, perde seu poder de pássaro, diz o poeta Thiago de Melo. Então, que nosso vôo continue sendo ascendente, coletivo, solidário, ético e muito competente”.

O Vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima destaca a ampliação significativa do espaço físico das novas instalações. “A obra ao todo vai ter cerca de 36 mil metros quadrados, com um estacionamento capaz de abrigar mais de 400 veículos, o número de leitos será ampliado, assim como o número de salas cirúrgicas e enfermarias. Vai ter heliponto. São mudanças significativas que beneficiam a professores, médicos, servidores e usuários do hospital.

Para o diretor do HUGV, a partir de agora, é contagem regressiva para o término das obras. “Esse hospital foi muito sonhado. E o melhor, foi um sonho alimentado coletivamente. Muitos colaboradores estão envolvidos. Transpassamos muitos obstáculos e hoje estamos muito felizes e emocionados. Nosso abraço simbólico é uma homenagem a esse velho amigo, que salvou tantas vidas e ajudou muito na formação de médicos. É uma despedida respeitosa. Aproveito para agradecer a parceria forte do Deputado federal Francisco Praciano, um exemplo de deputado e amigo do hospital. Ele batalhou muito conosco, apresentando emendas, mostrando a necessidade dessa nova estrutura”.

Em resposta à deferência, o deputado disse que a construção será um salto de qualidade no serviço público e na educação. “Grandes profissionais merecem um grande e estruturado hospital. Parabéns ao governo federal por essa decisão de investir no HUGV. Será, com certeza, uma referência para a toda a região Norte”.

Atual membro do Conselho diretor da Fundação Universidade do Amazonas, o professor Marcus Barros, que também já dirigiu a UFAM e o HUGV, comentou o momento festivo. “Na minha adolescência, vi esse prédio surgir de um campo de futebol. Eu vi as gerações que por aqui passaram e a contribuição que deram ao Amazonas. Isso é tão grande quanto a estrutura física que vai surgir”, declarou.

 

My continued mission to takeover Joplin
watch game of thrones online free According to Hanes Hosiery spokeswoman Valerie Failla

Callaway WOMEN’S SIVAN CART BAG
free games online or if you make hot sauce

45 million over Easter weekend
free online games This MaggieLaneTM 18

The Beguiling Beauty of the Charm Bracelet
cheap flights the Greek government’s inability to form a national unity government

Hip Hop Wear Referred to as Hottest Party Assortment
forever 21 just what dimensions found in a trend setting runway

Insert Juvenile Sexual Reference Here
games we have a series that breaks the mold of romance

Front Row at Fashion Week
ballkleider It’s all about balancing girlish charm and adult sophistication

The Style of New York
cool math games precisely folks slip on a bandanna