UFBA conclui rodada de licitações por RDC

 Residência Universitária do Canela é uma das obras

A SUMAI – Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura da Universidade Federal da Bahia concluiu a primeira rodada de licitações de obras através do Regime Diferenciado de Contratações (RDC). As obras já licitadas somam um montante de 70 milhões de reais, e incluem novas unidades, como a Residência Universitária  do Canela, o prédio do Instituto de Psicologia, o Anexo ICS e o Complexo da Escola Politécnica, a Biblioteca e ginásio de esportes do Campus de Vitória da Conquista e a ampliação e reforma da Escola de Teatro

Para o processo de licitação das obras, a UFBA foi a primeira instituição de ensino do país a adotar o RDC no modo Contratação Integrada. O novo sistema, inicialmente instituído apenas para as obras da Copa, traz muitas vantagens que aceleram o processo de licitação, como a apresentação das propostas e a habilitação das empresas. O RDC foi adotado na modalidade de licitação Contratação Integrada Presencial, que inclui além da execução da obra, os projetos executivos de arquitetura e engenharia. Nesse modelo, a empresa contratada é responsável por projeto e execução da obra, assegurando maior confiabilidade e redução do tempo de execução do serviço, que está previsto para 18 meses. Já os prazos de licitação foram reduzidos de oito para três meses.

Este resultado, destaca o Vice-Reitor, professor Luiz Rogério Bastos Leal, deve ser creditado à equipe de servidores da SUMAI, que estabeleceu o objetivo a ser cumprido e trabalhou sem descanso até atingir o resultado, inclusive durante o recesso de final de ano.

A próxima rodada de licitações será no modelo Contratação Integrada via pregão eletrônico e incluirá a ampliação da Escola de Dança, da Escola de Música, o novo prédio do Centro de Pesquisa de São Lazaro e a Unidade Hospitalar Integral à Saúde da Mulher e da Criança (ISAMCO) no Hospital Maternidade Climério de Oliveira. Os projetos de construção de novas edificações serão executados com recursos complementares, que não estavam previstos no programa de expansão do REUNI. Esses recursos, um investimento total de aproximadamente R$ 160 milhões, com início programado para março de 2014, foram conquistados pela atual gestão da UFBA junto ao MEC.

Licitações concluídas – Valores (em R$)

Prédio Anexo do ICS – 19.058.100, 00.

Residência Universitária do Canela – 16.938.500,00

Prédio do Instituto de Psicologia – 14.963.200,00

Complexo da Escola Politécnica – 26.585.484,85

Reforma e ampliação da Escola de Teatro – 6.258.240,00

Biblioteca do Campus Anísio Teixeira – 10.443.430,00

Quadra poliesportiva Campus Anísio Teixeira – 2.541.840,00

Alguns Destaques

Um dos principais destaques deste conjunto de obras é a construção de uma nova Residência Universitária no bairro do Canela, que oferecerá moradia de qualidade (no padrão da Residência Frederico Perez, situada na avenida Garibaldi) para mais de 350 alunos. A Residência Universitária será construída em terreno em declive, nas proximidades da Faculdade de Direito da UFBA, entre as ruas Conde Filho e Almirante Japiaçu, no bairro do Canela, com vizinhança formada basicamente por residências. O projeto da edificação se configura como 04 blocos interligados por circulação onde se localiza escada e elevadores.

O programa de necessidades desse projeto abrange áreas coletivas no pavimento térreo com espaço de convivência e salas de informática, estudo, música e atelier de artes, área administrativa e apoio serviço com sanitários/vestiários, estar/refeitório de funcionários. Os apartamentos são compostos por sala, 02 quartos, sanitário social, área de estudo, cozinha e área de serviço. A Residência terá capacidade para 363 estudantes com 92 apartamentos, sendo 15 adaptados para pessoas com deficiência e área total de 8.762,14m².

Maternidade Climério de Oliveira da UFBA (ISAMCO)

O Hospital Maternidade Climério de Oliveira é uma das unidades centenárias da Universidade Federal da Bahia. É um Hospital Especializado e uma Unidade Auxiliar de Ensino, Pesquisa e Assistência. Está localizada desde a sua fundação no bairro de Nazaré, dentro dos limites da poligonal do Centro Histórico de Salvador.

O projeto de arquitetura e complementares de engenharia adotou uma solução de edifício verticalizado, na qual a distribuição dos pisos concentra cinco pavimentos acima do nível do solo, e mais três abaixo (subsolos), com área construída de 16.745,00m².

Instituto de Psicologia da UFBA

A implantação do edifício do Instituto de Psicologia da UFBA busca a melhor orientação solar com suas faces voltadas norte – sul, promovendo maior conforto térmico para os usuários, bem como busca uma integração com toda a área do Campus com suas áreas de circulações abertas. Além disso, o projeto prevê o aproveitamento da declividade do terreno para construção do auditório e para possibilitar dois acessos independentes, promovendo as separações de uso dos atendimentos clínicos do Serviço de Psicologia com as outras atividades do Instituto.

O projeto arquitetônico prevê o aproveitamento da iluminação natural e maiores aberturas nas áreas de baixa insolação. Em contrapartida, nas áreas de sol poente foi prevista a instalação de áreas de pouca permanência, como circulações. O Instituto de Psicologia terá área construída de 6.326,40m², distribuídos em 12 pavimentos: (subsolo -2, subsolo -1, térreo, 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º pavimentos, pavimento técnico e cobertura) e divididos por dois blocos interligados por uma passarela. A edificação terá dois controles de acesso: um pelo subsolo -2, onde haverá preferência para o acesso ao Serviço de Atendimento Clínico independente do acesso a toda edificação; o segundo controle de acesso será no pavimento térreo, no nível da Praça do Campus de São Lázaro.

Complexo da Escola Politécnica da UFBA

O projeto de ampliação da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, localizada no Campus Universitário da Federação, no Bairro da Ondina, Salvador-BA, consta de treze pavimentos de torre, dois pavimentos do bloco que engloba uma praça no acesso térreo ao Pavilhão de Aulas e Laboratórios.

O Pavilhão de Aulas e Laboratórios contempla espaço de auditório e usos administrativos nos subsolos. No pavimento térreo, está contemplado um pátio com lanchonete, área de convivência e uma área expositiva. Do 1º pavimento ao 3º pavimento, estão as salas de aulas e, nos pavimentos acima, foram previstos espaços para laboratórios para o ensino de graduação, pós-graduação e pesquisa.

A 1ª etapa da obra executou a estrutura do edifício de Pavilhão de Aulas e Laboratórios até o 10ª laje com recursos do REUNI. A 2ª etapa de obra contemplará a complementação da estrutura do edifício de Pavilhão de Aulas e Laboratórios de modo a concluir a construção do objeto com todos os seus acabamentos. O objetivo é ampliar em 19.671,90m² a Escola Politécnica.

Anexo do ICS – Instituto de Ciências da Saúde da UFBA

O projeto do anexo do Instituto de Ciências da Saúde, situado na Avenida Reitor Miguel Calmon, no Campus Universitário do Canela, consta da nove pavimentos, com áreas total de 9.169,41 m². Sua proposta foi definida dentro de uma modulação estrutural de 10×8,75m e implantada de forma regular.  O projeto é composto de 9(nove) pavimentos que englobam salas de aulas e laboratórios dos cursos de Fonoaudiologia, Biotecnologia e Fisioterapia, uma piscina para atender as aulas de Fisioterapia, áreas administrativas, áreas de convivência e de diretórios acadêmicos, cantina, reprografia e um auditório com 110 lugares.

Ampliação e reforma da Escola de Dança da UFBA

A Escola de Dança, uma das pioneiras do país, desenvolve trabalhos não somente no campo da dança, mas também na capacitação de estudantes para o desenvolvimento de habilidades que possam ampliar o seu repertório intelectual, social e cultural. A edificação em uso conta com área de 1.605m², sendo insuficiente para atender as demandas já antes da ampliação das vagas pelo REUNI.

Reforma e ampliação da Escola de Teatro da UFBA

O projeto de reforma e ampliação da Escola de Teatro propõe a conclusão da obra do Pavilhão 02, com dimensão de 10x40m, implantado perpendicularmente ao Pavilhão 01 paralelamente ao Casarão existente, formando um pátio de convivência entre as três edificações (Fig. 1). A área ser reformada no Pavilhão 01 é de 747,69 m² e a área a ser construída no Pavilhão 02 é de 2.610,76 m², totalizando 3.358,45 m² de área de intervenção.

Os Pavilhões 01 e 02 serão interligados nos pavimentos térreos, 1º e 2º, compartilhando a escada, o elevador e os sanitários que serão construídos no Pavilhão 02. Esses espaços foram projetados conforme as normas de acessibilidade (NBR 9050/2004) e de segurança (NBR 9077/2001). Assim, em todos os andares existirão sanitários próprios para pessoas com deficiência, próximos ao elevador, e as larguras das circulações e das portas estão com as medidas indicadas na norma. A escada projetada é classificada na norma como “escada enclausurada”, permitindo, em situações de incêndio, a saída segura da edificação. Na primeira etapa de obra foi executada a fundação e estrutura da edificação com financiamento da FINEP (CT-INFRA).

 

 

Ascom UFBA

I’m Jesse Thorn from Put This On
online games It’s how we show up to the world

Why Thin Wallets Are Best for Men
cheap flights Her brother wears a swimsuit

The Advantages Of Fashion Merchandising Schools
forever21 Many people who I think are the celebrities

How Kate Middleton will impress fashion trends
jeu gratuit Using five metrics

Women Over Forty Hair Styles
miniclip the city is rising again

Looking for Stylish Mens Designer T
kleider use darker colors for they make the lips look smaller

How to Write a Rough Draft
ballkleider girls wore stockings made of cotton or silk

5 Retail Stocks To Buy On Better Same
cool math games a website published by the National Institutes of Health