UFBA inaugura Centro de Excelência em Geoquímica do Petróleo no IGEO

BG Brasil investiu R$11 milhões no projeto

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) inaugura nesta sexta-feira, 22/01, às 10h, o Centro de Excelência em Geoquímica do Petróleo, localizado no Instituto de Geociências da UFBA. O evento terá a presença do vice-reitor da UFBA, Paulo Miguez, da direção e comunidade do IFEO e de representantes da BG Brasil, patrocinadora do projeto. Este é o primeiro centro brasileiro para pesquisas na área aberto à indústria, que poderá atender às necessidades de empresas da cadeia de petróleo. As pesquisas conduzidas no laboratório permitirão avanços tanto para a academia e quanto para indústria, possibilitando correlacionar a composição química de rochas, sedimentos, água e espécies marinhas a áreas mais apropriadas à existência de acumulações de petróleo e gás, como no pré-sal.

O projeto é resultado do investimento de R$11 milhões disponibilizados pela BG Brasil, via Cláusula de Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento da ANP. Este valor inclui a aquisição e calibração de instrumentos analíticos, assim como a realização dos primeiros projetos de P&D do centro. O vice-reitor destacou a importância da parceria Universidade / Empresa e desse laboratório para as pesquisas do setor, o que foi corroborado por Adam Hillier, Chief Technology Officer do BG Group, “Estamos ansiosos para ver o laboratório se tornar um novo centro brasileiro de excelência em análise e pesquisa em geoquímica do petróleo”, ressalta. A BG Brasil, maior produtora privada de óleo e gás no país, é parte do BG Group, que atua nas áreas de exploração e produção de óleo e gás e de gás natural liquefeito em mais de 20 países.

As pesquisas também buscam a inovação tecnológica e a expansão do suporte analítico às atividades de Pós-Graduação desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Geociências da UFBA e de forma mais particular pelo Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO), que se beneficia das atividades técnico-científicas do Centro de Excelência em Geoquímica do Petróleo. “O Centro de Excelência em Geoquímica do Petróleo configura-se como uma das mais importantes ferramentas para dar sustentação, na área da geoquímica, aos pilares básicos da Universidade Federal da Bahia, que são o ensino, a pesquisa e a extensão”, enfatiza o Prof. Antônio Fernando Queiroz, Coordenador do referido Centro.

Dentre os equipamentos disponíveis no Centro de Excelência em Geoquímica do Petróleo estão o cromatográfico gasoso – capaz de separar, identificar e quantificar compostos orgânicos de hidrocarbonetos – e o Rock Eval – equipamento que fornece características do tipo e grau de evolução térmica da matéria orgânica, auxiliando na identificação de rochas potencialmente geradoras de petróleo.

ASCOM – Universidade Federal da Bahia