UFBA realiza mudanças para implantação do REUNI

UFBA realiza mudanças para implantação do REUNI

A Universidade Federal da Bahia – UFBA acaba de implantar uma série de normas sobre a estrutura e o funcionamento dos cursos de graduação na instituição. As mudanças fazem parte do contexto de implantação do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, na universidade.

Após amplo debate, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFBA aprovou três resoluções que tratam da organização dos cursos de graduação, do funcionamento dos Bacharelados Interdisciplinares e da implantação dos Cursos Superiores de Tecnologia. “Este marco normativo de imediato servirá para regulamentar a expansão de vagas e a abertura de novos cursos já no processo seletivo para o próximo ano (2009)”, afirma o reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho, reitor da Universidade Federal da Bahia.

Para o próximo vestibular da UFBA serão oferecidas 6.500 vagas, em 84 cursos. Nas novas modalidades implantadas de Bacharelados Interdisciplinares e Cursos Superiores de Tecnólogos, serão abertas 900 vagas e 135 vagas, respectivamente. Serão criadas ainda 470 vagas em cursos profissionais e mais 800 vagas serão implementadas nos cursos já existentes. Todo esse número irá se somar às atuais vagas disponíveis, nos 66 cursos de graduação da UFBA.

O reitor Naomar Monteiro destacou que a UFBA tem passado por uma reestruturação radical do modelo de formato da universidade na ampliação de 83% das matrículas e na mudança de regime. Com as recentes resoluções os cursos da graduação também poderão funcionar em regime curricular de dois ciclos: o primeiro constituído pelo bacharelado interdisciplinar e o segundo compreendendo os componentes específicos. “Com essas transformações a UFBA passa a ser a primeira universidade brasileira com características compatíveis com os modelos de ensino superior europeu e americano”, disse Naomar Monteiro, reitor da Universidade Federal da Bahia.

Bacharelado Interdiscliplinar

A modalidade de graduação Bacharelado Interdisciplinar (BI), implantada na UFBA, é uma proposta que ira agregar formação geral nas culturas humanística, científica e artística, proporcionando o aprofundamento de campos específicos do saber. O curso será oferecido em quatro grandes áreas do conhecimento: Artes, Humanidades, Ciência e Tecnologia e Saúde.

A carga horária mínima dos cursos em BI será de 2.400 horas, divididas em duas etapas. A primeira etapa será destinada à formação geral do aluno nos eixos de linguagens, interdisciplinar e integrados, possibilitando uma compreensão crítica a respeito das realidades natural, social e cultural. Já a segunda fase será direcionada para a formação específica, possibilitando o aprofundamento das competências e habilidades em um dado campo do saber.

Cursos Superiores de Tecnologia

Os Cursos Superiores de Tecnologia fazem parte da estrutura da educação profissional no Brasil. Esses cursos irão abranger áreas especializadas do conhecimento e  são destinados à formação de tecnólogos, ou seja, profissionais que irão atuar nos diversos setores da economia.

Compartilhar