UFC apresenta ao poder público aplicativo, jogo e cartilha de combate ao Aedes aegypti

A Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto UFC Virtual, acaba de desenvolver três produtos educativos que poderão servir de instrumento de combate ao Aedes aegypti, envolvendo a população na tarefa de reduzir focos do mosquito.

Um deles é o aplicativo Aedes em Foco, resultado de pesquisa com mais de 80 ferramentas análogas e feito em parceria com o médico infectologista e professor da UFC Ivo Castelo Branco, referência nacional em pesquisas sobre doenças tropicais.

O aplicativo, gratuito e já disponível em www.aedes.ufc.br , segue a filosofia do engajamento, da criação de “brigadas” – em condomínios, fábricas, escolas, universidades –, em que a população possui papel crucial. Os usuários poderão, por exemplo, mapear possíveis focos em sua residência ou vizinhança e receber informações sobre como proceder ao longo do ciclo de vida do mosquito. O aplicativo também permite uma comunicação automática com o poder público, que poderá tomar providências de forma mais ágil.

Segundo o Prof. Henrique Pequeno, que está à frente da criação do aplicativo, também será disponibilizado uma espécie de checklist, semelhante à utilizada por agentes de endemias, que alerta os usuários sobre possíveis fontes de risco.

“Dentro do ciclo de vida do mosquito, você vai sendo avisado sobre o tipo de checagem que precisa fazer, sobre como proceder. Apesar de ser uma das funcionalidades, fazer denúncias não é a única proposta do aplicativo. É preciso se engajar”, explica o Prof. Henrique, lembrando que, mesmo com a sucessão de campanhas educativas nos últimos anos, o envolvimento da população ainda se mostra insuficiente.

Com o objetivo de atingir vários públicos e gerações, o Instituto UFC Virtual, através do Laboratório de Mídias Educacionais (www.lme.ufc.br), também desenvolveu um jogo educativo e uma revista em quadrinhos, que poderão ser utilizados em escolas no sentido de criar a cultura de conscientização e combate ao Aedes aegypti.

LANÇAMENTO – Na próxima quarta-feira (29), às 15h, na sala de reuniões da Vice-Reitoria da UFC (Campus do Benfica), as novidades serão apresentadas a representantes do poder público, com o objetivo de fechar parcerias para a difusão e utilização dos produtos.

Foram convidados representantes das secretarias da Saúde e da Educação do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza, da Secretaria das Cidades do Estado, do Unicef, da equipe do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, além das primeiras-damas do Estado e do Município de Fortaleza.

Fontes: Prof. Henrique Pequeno, do Instituto UFC Virtual – fone: 85 2181 5014 / Profª Márcia Machado, Pró-Reitora de Extensão e Presidente do Comitê de Combate ao Aedes da UFC – fone: 85 3366 7452