UFC e CSP tratam de parceria; primeira ação será visita de comitiva ao Pecém

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, e dirigentes da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), reunidos na tarde desta segunda-feira (15), conversaram sobre a realização de uma parceria, tendo em vista que há interesses comuns entre a Universidade e a empresa.

O Prof. Henry Campos ressaltou a importância que a UFC dá a uma relação com a CSP, desde o momento em que, antecipando-se à efetiva instalação da empresa, direcionou cursos de graduação nas áreas das engenharias para a formação de profissionais aptos a ocupar postos de trabalho na siderúrgica.

Eduardo Parente, Presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém, disse já conhecer a qualidade do trabalho de profissionais formados na UFC e afirmou que “precisa de gente” em diversas áreas. “Tem muita coisa por fazer, temos muito espaço”, admitiu. O Reitor informou à comitiva da CSP sobre a criação do Parque Tecnológico no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, e ofereceu terreno para que a empresa “seja a primeira a erguer um prédio” no local.

No começo da reunião, o Prof. Henry Campos traçou um perfil da UFC, notadamente no que diz respeito à área de tecnologia, discorrendo sobre cursos de graduação, pós-graduação e laboratórios, e assegurando que a Universidade tem um contingente humano cheio de ideias. O Prof. Almir Holanda, Diretor do Centro de Tecnologia da UFC, ampliou as informações sobre essa unidade acadêmica, que, como afirma, teve crescimento significativo por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a partir de 2008.

A primeira ação que sinalizará para a concretização da parceria será uma visita de comitiva da Universidade, tendo à frente o Reitor Henry Campos, à CSP, em data ainda a ser definida.

Ao encontro desta segunda-feira (15), estiveram presentes também o Prof. Lindberg Gonçalves, Diretor do Campus da UFC de Russas; o Prof. Jeferson Leandro Klug, Vice-Diretor Regional da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração; e José Erasmo Andrade Pereira, Gerente Geral de Gestão e Integração, e Alex Maia do Nascimento, Gerente de Desenvolvimento e Melhoria de Processos, ambos da CSP.