UFC e Prefeitura de Fortaleza assinam autorização para início de reforma da CDFAM

Na manhã desta segunda-feira (14), o reitor Cândido Albuquerque e o prefeito Roberto Cláudio assinaram termo para instalar uma Unidade de Atenção Primária à Saúde no Campus do Pici (Foto: Thiago Gaspar/Prefeitura de Fortaleza)

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e a secretária da Saúde do Município, Joana Maciel, assinaram na manhã desta segunda-feira (14), no Paço Municipal, termo de autorização para o início da execução do plano de trabalho referente a Termo de Acordo de Cooperação Técnica que vai permitir a requalificação da Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da UFC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, e a instalação ali de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS). No encontro, com presença de equipes da UFC e da Prefeitura, foram tratadas de outras futuras parcerias envolvendo as áreas da saúde, cultura e meio ambiente.

O Termo de Cooperação entre a Prefeitura e a UFC, envolvendo a Secretaria da Saúde do Município e a CDFAM, foi assinado ainda na gestão do reitor Henry Campos e confirmado pela atual administração. Pelo acordo, a Secretaria da Saúde fica responsável pela reforma física das instalações da CDFAM e cessão de quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (ESP) e de duas equipes de Saúde Bucal do bairro Planalto Pici. Caberá à UFC a adequação de mobiliário e equipamentos, e medidas necessárias quanto à integração das ações básicas de saúde às atividades de assistência, ensino, pesquisa e extensão, envolvendo os cursos da Universidade, o que permitirá que a CDFAM se torne uma UAPS-Escola.

Para o reitor Cândido Albuquerque, a parceria com o município de Fortaleza já é muito boa e será fortalecida, uma vez que se coaduna com a ideia de legitimar a Universidade perante a sociedade. “Esse convênio é mais um dentre muitos que já foram feitos e que serão feitos no sentido de nós transformamos a UFC na principal referência na produção de conhecimento para a solução dos problemas da nossa sociedade”, disse.

O prefeito Roberto Cláudio lembrou que o convênio para ampliar a ação da CDFAM vinha sendo conversado desde a administração anterior da UFC e, agora, se sente “muito feliz com essa primeira parceria com a nova gestão da UFC”.

Já a secretária da Saúde do Município, Joana Maciel, esclareceu que a iniciativa vai ampliar os benefícios à população do bairro Planalto Pici, estimada em 12 mil pessoas, com os mesmos serviços existentes nos postos de saúde da Capital. “Nós queremos unir os esforços do município com a academia. Atrelando a saúde ao ensino e à pesquisa a gente só melhora o atendimento à nossa população”, afirmou.

NOVAS PARCERIAS – No encontro, entre outros pontos conversados, está a proposta de criação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na área do Campus do Porangabuçu. “O objetivo é a formação de nossos alunos na emergência e ao mesmo tempo dar atenção àquele entorno da cidade que hoje não tem uma emergência”, explicou o reitor ao prefeito. A UFC, segundo o reitor, também vai levar a proposta para a Secretaria da Saúde do Estado e ficou acertada então a busca de elaboração de um projeto que envolva, institucionalmente, a Universidade, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) (que gerencia o Complexo Hospitalar da UFC), os governos municipal, estadual e federal para a concretização da ideia. Na reunião, foi tratada também da possibilidade de utilização de outros equipamentos de saúde da Prefeitura de Fortaleza, como o Hospital da Mulher, no Jóquei Clube, bairro adjacente ao Campus do Pici, como espaços de formação de alunos da UFC.

O prefeito aproveitou a ocasião para convidar o reitor a visitar as obras do Parque Rachel de Queiroz, que terá uma parte margeando o Campus do Pici. Roberto Cláudio citou também entendimentos já iniciados acerca de convênio envolvendo o Cuca Pici, equipamento da Prefeitura em construção, e o Instituto de Cultura e Arte da UFC. “A ideia é que esse novo Cuca seja gerido em cogestão com o ICA”, disse o prefeito.

PRESENÇAS – Além do reitor, a UFC se fez presente ao encontro da manhã de hoje nas pessoas do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo; da pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth De Francesco Daher; do pró-reitor-adjunto de Extensão, Prof. Rogério Teixeira Mâsih; do coordenador da CDFAM, Prof. Bernardo Diniz Coutinho; da ex-coordenadora da CDFAM, Profª Walda Viana Brígido de Moura, que vem acompanhando há anos o projeto de ampliação das ações daquela Coordenadoria; e da diretora da Divisão de Ações da CDFAM, Edgley de Souza.