UFC e Tribunal Regional do Trabalho discutem parceria em áreas como direito, TI, saúde e comunicação

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (2), o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), desembargador Plauto Carneiro Porto, e um grupo de servidores do órgão. A reunião enfocou aspectos de um acordo futuro de cooperação técnica para desenvolvimento e execução de projetos por parte das duas instituições.

O desembargador Plauto Carneiro Porto diz que convênios dessa natureza têm sido firmados pelo tribunal com outras instituições de ensino superior no Estado, como a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Os eixos de atuação prioritária desses acordos contemplam áreas como direito, tecnologia da informação e comunicação, saúde, comunicação social, gestão, sustentabilidade e capacitação.

“Nosso objetivo é integrar os tribunais e o Poder Judiciário às instituições acadêmicas, principalmente as universidades, em um projeto amplo de cooperação técnica que ajude os alunos nas atividades de extensão e na parte prática”, explicou o presidente do TRT-7.

Na esfera jurídica, o reitor Cândido Albuquerque mencionou a parceria estabelecida com o Judiciário no convênio sobre conciliação e mediação, firmado entre a UFC e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). O reitor ressaltou ainda a contribuição recente da Universidade com o Ministério da Justiça para elaborar a plataforma digital de segurança pública, que reúne dados nacionais sobre o tema.

“Nós entendemos que as universidades só se legitimam quando produzem conhecimento que tenha impacto social. A pesquisa precisa ser aplicada, e é preciso contribuir com a sociedade que nos banca”, pontuou o reitor.

Participaram da reunião o pró-reitor de Relações Internacionais da UFC, Prof. Augusto Albuquerque; o pró-reitor-adjunto de Extensão da UFC, Prof. Rogério Mâsih; a chefe de gabinete da presidência do TRT, Silvana Dias; a diretora de Patrimônio do Tribunal, Deven Miller; a diretora-geral do TRT, Neiara Frota; a assessora da Presidência do TRT, Alessandra Brasileiro; e o secretário-geral da Presidência do TRT, Fernando Antônio de Freitas Lima.

Docentes com projetos de pesquisa ou de extensão que tenham interesse em participar do acordo de cooperação técnica da UFC com o TRT-7 deverão entrar em contato com a Pró-Reitoria de Extensão, por meio do e-mail prex@ufc.br

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331