UFC – HUWC em parceria com o Hemoce realizam o primeiro transplante de medula alogênico do Estado

Na última terça-feira (11), foi realizado no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará, o primeiro transplante de medula alogênico do Estado. O procedimento, realizado em parceria com o Hemoce, torna o Ceará o 4º Estado da Região Nordeste a realizar esse tipo de transplante. Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte já são habilitados.

Uma paciente do sexo feminino, de 29 anos, portadora de leucemia, recebeu a medula com células sadias doada pelo próprio irmão. De acordo com informações do Chefe do Serviço de Hematologia do HUWC, Dr. Fernando Barroso, o procedimento ocorreu sem nenhuma complicação, tendo começado às 10h e durado 30 minutos.

O médico ressalta que no Brasil há cerca de 6 mil pessoas à espera de um transplante de medula e, em Fortaleza, 52 estão sendo avaliadas para se submeterem ao transplante autólogo (com células sadias do próprio paciente) e 6 aguardam doador compatível para a realização do procedimento alogênico (quando o paciente recebe a medula de um doador).

TRANSPLANTES DE MEDULA – O Walter Cantídio é o principal centro de transplantes de medula no Ceará, tendo sido responsável por 43 dos 55 procedimentos desse tipo realizados no Estado em 2013, segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

O transplante de medula tem tido um crescimento acelerado no Estado desde 2008. Todas as operações, no entanto, eram autólogas até esta semana.

HUWC – O Hospital Walter Cantídio está habilitado a realizar transplantes autólogos desde julho de 2008, alcançando o número de 128 transplantes. Em junho de 2013, foi inaugurada a Unidade de Ar Filtrado, na enfermaria da Hematologia no HUWC. O ar filtrado previne e reduz as infecções nos pacientes. “São pouquíssimos hospitais que disponibilizam ar filtrado para uma melhor qualidade no tratamento dos pacientes com leucemia aguda. Nosso objetivo é a excelência em nossos serviços”, relatou o hematologista Fernando Barroso.

Em 2013, o HUWC recebeu um investimento de R$ 1,5 milhão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). O recurso vem proporcionando transformações na estrutura física e funcional do Serviço de Transplantes de Medula Óssea, possibilitando assim o aumento dos procedimentos realizados.

 

 Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing HUs/UFC

Focus On Used Game Sales And Digital Revenues
watch game of thrones online free coming designer tv shows

Three Debt Free Stocks With Lots of Cash and a High Yield
free games online Everyone seems to be wowed by the 100 year warranty

NCAA March Madness scores results Round 2
vintage wedding dresses go to involving fit inventions designed for 2013

Choosing The Right Hair Color For You
onlinegames heels to the playground sometimes

Dressing Up in Hip Hop
miniclip While Michel isn’t something that I can really get into

Examples of Flattering Outfits for Pear
kleider spider throughout covering 2

9 Proven Tips for Extending the Growing Season
ballkleider Valuation and conclusionsTo value LULU

Best Career Options in Event Management and PR Industry
cool math games as Scandinavians are known to do