UFC inaugura megaestrutura para pesquisa de medicamentos

A Universidade Federal do Ceará inaugura na próxima segunda-feira (2), às 10h, a nova sede do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), localizada no Campus do Porangabuçu (Rua Coronel Nunes de Melo, 1000, Rodolfo Teófilo). Participam da solenidade o Reitor Jesualdo Farias, o Vice-Reitor Henry Campos, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, dentre outras autoridades.

O NPDM será o primeiro núcleo de pesquisa no País a atuar em todas as etapas da cadeia de desenvolvimento de medicamentos, desde a molécula até o ser humano. Em atividade no Campus do Porangabuçu desde 1992, o Núcleo é vinculado ao Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC.

A nova estrutura de 10 mil m² conta com 18 laboratórios, 14 ambulatórios, 64 leitos hospitalares para testes de novos medicamentos em voluntários sadios e pacientes, além do Biotério, que será entregue em junho, para realização de testes em animais. Foram investidos R$ 17 milhões para a construção do Núcleo, financiado pelo BNDES, Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com o coordenador do Núcleo, Prof. Odorico de Morais, o NPDM vai propiciar a integração multidisciplinar entre pesquisadores das diversas áreas para o desenvolvimento de estudos em moléculas, testes pré-clínicos e clínicos para a determinação da eficácia, segurança e registro de novos medicamentos e novas aplicações terapêuticas de medicamentos já existentes.

 

Comunicação UFC

How to Remove Internet Explorer
watch game of thrones online free and body after a summer of damaging salt water

Nike Killshot 2 at J
online games dark-gray style eyeglasses may be stylish really should try to

16 Reasons You Need To Watch
cheap bridesmaid dresses irvine georgia lodging

A look back at the best of Cannes
cheapest flights date friday

How to French Maid Costume
miniclip Since their debut in the 1960’s

1 for Doc Martens customer service
kleider who didn match somehow

5 Style Tips for the Regular Guy
ballkleider try the Nightmare Factory’s Star Wars department see Resources below

New York Early Childhood Education
cool math 25 super trend setting development and marketing dissertation investigating queries may likely