UFC participa de Cúpula dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Rua

O Núcleo de Estudos Aplicados Direitos, Infância e Justiça (NUDIJUS), da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, participa, de 27 a 29 de junho, da Cúpula Latino-Americana pelos Direitos das Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, que ocorrerá no Centro de Negócios do SEBRAE (Av. Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema).

Na ocasião, o núcleo promoverá workshop sobre “Direitos fundamentais das crianças e adolescentes em situação de rua: entre representações e o panorama jurídico-político cearense”. Coordenado pela Profª Raquel Coelho, do Departamento de Direito Público da UFC, a atividade tem o objetivo de discutir a garantia dos direitos fundamentais do público infantojuvenil em situação de rua da perspectiva de sujeitos que vivenciaram essa situação na infância ou adolescência.

O workshop, programado para o dia 29, é destinado a estudantes, professores, representantes de países integrantes da cúpula, representantes do poder público e comunidade em geral. Para participar, é preciso estar inscrito no evento.

CÚPULA – A Cúpula Latino-Americana pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes em Situação de Rua é uma iniciativa da Red Internacional por la Defensa de la Infancia y Adolescencia en Condición de Calle (RIDIACC), que desde 2015 articula organizações de defesa das crianças e dos adolescentes em situação de rua em países como Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

Com o tema “Construindo um mundo para todas as crianças”, o evento busca reivindicar a inclusão das crianças e dos adolescentes em situação de rua na pauta de prioridades dos governos e da sociedade civil dos países integrantes da rede. Durante três dias, os inscritos terão a oportunidade de trocar experiências, debater questões relacionadas à temática e participar de workshops. O NUDIJUS é um dos parceiros do evento. A programação completa está disponível no site da cúpula.

Fonte: Profª Raquel Coelho, coordenadora do NUDIJUS – e-mail: nudijus@gmail.com