UFC – Prof. Romeu Duarte lança nesta sexta-feira (22) livro sobre história da arquitetura cearense

Será lançado nesta sexta-feira (22), às 15h, no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999), na sala Rosiane Limaverde (no mezanino 1, auditório 2), o livro Breve história da arquitetura cearense. De autoria do Prof. Romeu Duarte, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design (DAUD) da Universidade Federal do Ceará, o livro retrata a ocupação do território cearense desde o século 18 até os tempos atuais.

Na ocasião, haverá ainda um debate com o autor, com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC, Ricardo Paiva, e com o arquiteto Ricardo Muratori. A mediação será de Humberto Pinheiro.

Em 110 páginas, o livro aborda o desenho urbano e a arquitetura pública e privada de Fortaleza no século 19; a expansão motivada pela atividade industrial e pelo surgimento das favelas na Fortaleza do início do século XX; e a transformação da Capital em metrópole a partir dos anos 1980. As décadas de 90 e as décadas iniciais do século 21, em que a desigualdade em Fortaleza é um fenômeno que se expressa em suas dimensões físicas e nas quais as linguagens arquitetônicas se multiplicam, também são apresentadas no livro.

Integrando as discussões, a obra traz entrevistas com arquitetos de destaque no cenário local, como Delberg Ponce de Leon, Fausto Nilo, Ivan Brito, José Alberto de Almeida, José Neudson Braga e Marrocos Aragão. As entrevistas foram organizadas pela Profª Solange Schramm, que coordena com o Prof. Romeu Duarte o projeto de extensão Arquitetura Cearense ? Entrevistas.

Após o lançamento haverá uma sessão de autógrafos com o autor, no foyer do mezanino 1. Mais informações estão no site do Festival Vida & Arte (www.festivalvidaearte.com.br).

Fonte: Prof. Romeu Duarte, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design ? fone: 85 3366 7491
Segundo o artista, obras de arte de sua autoria integram o acerco de instituições catarinenses, como o Tribunal de Contas do Estado, a Assembleia Legislativa do Estado e o Museu de Arte de Santa Catarina.
Veja mais sobre a exposição do artista sobre Cinemas de Florianópolis no site do DAC.

Serviço:

O que: (Re)lançamento do livro “Cinemas (de rua) de Floripa – A história dos cinemas de rua de Florianópolis (mudos e sonoros) desde 1900”, com sessão de autógrafos, do escritor e artista plástico catarinense Átila Ramos

Onde: Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), Hall Superior do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Trindade, Florianópolis (SC).

Quando: Dia 20 de junho de 2018, quarta-feira, às 17 horas.
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.

Inicialmente os projetos irão abranger casos relacionados ao meio ambiente e à saúde pública, com a intenção de ampliar para todas as áreas do conhecimento oferecidas pela universidade. Tal cooperação tem como objetivo atuar pelo aprimoramento de políticas públicas e práticas que visem o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental com equidade, diversidade e sustentabilidade.
“Essa pode ser a primeira parceria de uma universidade federal com o MPF realizada de forma concreta e robusta, mas que, em um breve instante, tem a possibilidade de ser replicada para o resto do país.

stamos, aqui, fazendo história para que as outras universidades possam também utilizar o que estamos cultivando hoje e desenvolverem depois em outros estados”, comentou o procurador chefe da Procuradoria da República em São Paulo, Thiago Lacerda Nobre, durante encontro com os procuradores.

“Essa parceria entre as duas instituições permite não só prestar um serviço para a sociedade, mas executar as nossas funções precípuas, pois isso será também aplicado na produção de conhecimento e na formação de pessoas, que podem continuar esse trabalho em outros espaços. Na verdade, colabora com a nossa atividade fim: ensino, pesquisa e extensão”, colocou a reitora da Unifesp, Soraya Smaili.