UFC – Quinhentas vagas a professores da rede pública para formação em aprendizagem cooperativa

A Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), da Universidade Federal do Ceará, recebe inscrições, até 10 de junho, para processo que irá selecionar 500 professores da rede pública do Ceará para participar da turma 2018 da Jornada Formativa para Facilitadores em Aprendizagem Cooperativa e Solidária.

De acordo com o Edital nº 02/2018, podem participar do processo seletivo professores e coordenadores pedagógicos de escolas municipais de Fortaleza e de escolas estaduais da Capital e Região Metropolitana. O edital destina metade das vagas a escolas municipais com turmas do 6º ao 9º ano. As outras 250 vagas são ofertadas a escolas estaduais da Superintendência das Escolas de Fortaleza (SEFOR) e da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 1). As inscrições devem ser feitas no site da EIDEIA.

Como proposta de formação continuada de professores, o Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), vinculado à EIDEIA, promove a Jornada Formativa. Com encontros presenciais na UFC e atividades a serem realizadas na própria escola, a jornada funciona como fórum para compartilhamento, aprendizado e criação de práticas pedagógicas inovadoras. Os participantes se tornam facilitadores do desenvolvimento de projetos com aprendizagem cooperativa e solidária, de acordo com o contexto das escolas onde trabalham.

Para que professores e coordenadores participem da jornada, as respectivas escolas também precisam aderir à proposta. A primeira inscrição deve ser a da unidade de ensino. Ao preencher o termo de adesão e inscrição, a gestão escolar indicará um coordenador e até cinco professores para participar do processo seletivo. Após a indicação da escola, o coordenador e os professores devem realizar a inscrição individual.

SAIBA MAIS – Iniciada em 2017, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza, a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC) e o Instituto Coração de Estudante (ICORES), a Jornada Formativa integrou professores de mais de 60 escolas públicas do Estado. Em maio do mesmo ano, o PRECE iniciou a Jornada Formativa, na modalidade educação a distância (EaD), para 132 coordenadores e professores de escolas do maciço de Baturité.

Fonte: Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) – e-mail: comunicacao@eideia.ufc.br