UFC recebe parlamentares em defesa das universidades

Parlamentares da bancada cearense no Congresso Nacional estiveram, nesta sexta-feira (10), na Universidade Federal do Ceará, para reforçar o compromisso com a defesa das instituições de ensino superior. O senador Cid Gomes e os deputados federais José Guimarães e Leônidas Cristino foram recebidos pelo reitor da UFC, Prof. Henry Campos, e por pró-reitores e diretores de unidades acadêmicas da Instituição.

Na reunião, que ocorreu na sala do Conselho Universitário (CONSUNI), o Prof. Henry Campos apresentou aos parlamentares a situação orçamentária da UFC diante dos recentes bloqueios do Governo Federal de 30% das verbas das instituições de ensino superior.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC: https://is.gd/X6PqTa

No caso da UFC, 38% dos recursos para custeio foram contingenciados, totalizando bloqueios da ordem de R$ 42,7 milhões. Em relação às verbas de capital, destinada a investimentos, o bloqueio foi de 30%, com valor equivalente a R$ 2,29 milhões. Na última terça-feira, o reitor emitiu nota oficial sobre o assunto (https://is.gd/6NTGY4).

Convidados para o encontro, os reitores das universidades federais do Cariri (UFCA), Ricardo Ness, e da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Alexandre Costa, bem como o pró-reitor de Administração e Planejamento do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Tássio Lofti, apresentaram a situação orçamentária dessas instituições.

Os parlamentares manifestaram solidariedade às universidades quanto ao cortes de verbas e também de bolsas de pós-graduação provenientes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mais de 50 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado da UFC foram bloqueadas.

O senador Cid Gomes, que é formado em Engenharia Civil pela UFC, disse que está engajado na defesa das universidades e que o meio parlamentar deve construir uma aliança em torno do tema, dialogando com a comunidade universitária e com a sociedade em geral e destacando o impacto positivo dessas instituições no desenvolvimento do País.

O deputado federal José Guimarães, graduado em Direito pela UFC, destacou a importância de se proteger, ainda, as políticas de assistência estudantil, que contemplam bolsas de estudo para os alunos e serviços como o restaurante universitário. Sobre o assunto, o reitor da UFC afirmou que não há sinalização, por parte do Governo, de contingenciamentos de recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), cuja verba é destinada a ações que buscam garantir a permanência de estudantes de baixa renda no ensino superior.

O deputado federal Leônidas Cristino também reforçou o compromisso com as universidades e disse que está à disposição para se engajar na defesa das instituições.

HUMANAS – Durante a reunião, os participantes ressaltaram a importância do ensino de disciplinas e cursos como Filosofia, História e Ciências Sociais, não apenas nas universidades, mas em todos os níveis de ensino. “Sem as ciências humanas e sociais aplicadas, a universidade não existe”, afirmou o Prof. Jesualdo Farias, ex-reitor da UFC.