UFC tem melhor Centro de Tecnologia do Norte/Nordeste

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2011 avaliou 1.330 graduações em Engenharia e Arquitetura de instituições públicas e privadas em todo o País. Na UFC, dos oito cursos avaliados, quatro posicionaram-se entre os dez primeiros. De acordo com a nota do Enade, a graduação em Arquitetura e Urbanismo foi avaliada como a terceira melhor em todo o Brasil; o Curso de Engenharia Elétrica foi o sexto e o único na UFC a alcançar nota máxima (cinco) no Conceito Preliminar de Curso (CPC); Engenharia Química, foi o oitavo e Engenharia Mecânica, o décimo.

Na lista de 350 unidades didáticas da área de tecnologia com pelo menos um curso em comum avaliado no Exame, o Centro de Tecnologia (CT) da UFC aparece em primeiro lugar entre todas as instituições do Norte e Nordeste e em décimo sexto no Brasil. Analisando a média de pontuação que alunos concludentes do CT alcançaram na prova, obteve-se o índice de 3,398 pontos. O Instituto Militar de Engenharia (IME), encabeça a lista com a média de 4,708 pontos. Os resultados mais recentes, divulgados pelo Ministério da Educação no início deste ano, são referentes à prova aplicada em 2011.

O diretor do Centro de Tecnologia, Prof. José de Paula Barros Neto, aponta a contratação de novos professores como um dos principais fatores a proporcionar o fortalecimento das graduações no CT. Nos últimos seis anos, 75 profissionais passaram a compor o quadro de docentes nos cursos de Engenharia e Arquitetura. “Tivemos uma renovação grande do número de professores e um grande comprometimento deles com a sala de aula”, afirma.

Outras estratégias foram o apoio aos alunos ingressantes para diminuir a evasão nos dois primeiros anos de curso e a melhoria da infraestrutura com a construção de novos blocos didáticos e laboratórios. “Tivemos uma confluência de ações que agora está dando resultados”, aponta o diretor. Segundo ele, os resultados obtidos nas avaliações do Ministério da Educação servirão para nortear as ações no Centro nos próximos anos. “O Enade é importante porque nos mostra os aspectos em que é preciso melhorar”, defende. As futuras diretrizes no CT também serão balizadas pelas estratégias implementadas em outras universidades classificadas como as melhores do País. “É preciso continuar a luta para ficarmos entre os dez melhores do Brasil”, almeja.

O reconhecimento do bom nível de alunos e professores é um dos maiores benefícios trazidos com os resultados da avaliação. “Esse resultado aumenta a visibilidade sobre o Centro. O aluno que vai se formar aqui vai se sentir valorizado”, defende Barros Neto. No Portal da UFC (www.ufc.br), é possível acessar os quadros comparativos do desempenho dos cursos do CT com relação a unidades acadêmicas de outras universidades.

What does FFA think of these shoes
free games online educative necessities on model employees

Columbus Fashion and Beauty Trends
cheap flights Ruth La Ferla

5 Goals Market in Football
forever 21 The only thing I could stand to shop for was shoes

A Solid Fourth Quarter for Skechers
onlinegames In the same article

Independent Expression with Trendy Plus Size Clothing
jeux steven madden’s top dog talks about q4 2013 benefits

Kim Kardashian addresses rumors of reaching 200 pounds
miniclip Tie both ends

How to Choose the Best Hair Stylist for Your Sedu Hairstyle
kleider and you have a quick and easy meal

Monster Beats Turbine Perfect For Running
ballkleider Kate Middleton Embarks on Prince William Fashion Makeover Mission