UFC – UNE Volante realiza atividades culturais e debate o papel das universidades

UFC – UNE Volante realiza atividades culturais e debate o papel das universidades

A Universidade Federal do Ceará receberá, nas próximas segunda (23) e terça-feira (24), uma série de atividades do projeto UNE Volante: uma Universidade Chamada Brasil, promovido pela União Nacional dos Estudantes. A gestão Todas as Vozes, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC, está envolvida com a programação (https://bit.ly/2HAhfFW), que é aberta ao público e não exige inscrições prévias.

O objetivo do UNE Volante é promover, por meio de caravanas em 16 estados do País, debates com grandes nomes da academia, da política e dos movimentos sociais sobre o papel das instituições de ensino superior em setores estratégicos do Brasil. Na UFC, dois grandes temas serão foco das discussões: saúde e segurança pública.

A programação terá início na segunda-feira (23), às 10h, com um debate a ser transmitido ao vivo pela Internet, na página da UNE no Facebook, sobre “O papel estratégico da universidade na manutenção e ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Participam os professores da Faculdade de Medicina da UFC Alberto Novaes e Helena Serra Azul, entre outros especialistas. Será no estacionamento do Restaurante Universitário do Campus do Porangabuçu.
O evento se estenderá ao longo do dia e da terça-feira (24), quando, às 17h30min, no auditório da Faculdade de Direito (Campus do Benfica), os participantes debaterão “O papel estratégico da universidade na efetivação de políticas de segurança pública”.

O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, é um dos convidados do debate, que deverá contar também com o advogado e ex-secretário estadual da Justiça e Cidadania Hélio Leitão e o educador popular e líder comunitário Rogério Chaves “Babau”. Também haverá transmissão ao vivo pela Internet.

O restante da programação ocorrerá em vários espaços da UFC, com oficina de comunicação colaborativa, sarau, exposição fotográfica, cineclube, panfletagem, debates e roda de conversa. O detalhamento das atividades pode ser visto na página do evento no Facebook.

O encerramento será às 20h30min da terça-feira (24), com cortejo do Maracatu Solar, que seguirá da Faculdade de Direito à Concha Acústica da Reitoria, onde, às 21h, será realizado o Festival Inquietações, com as bandas Gueto Roots, Água de Quartinha e Os Alfazemas.

 

Compartilhar