UFCA aprova projeto sobre políticas públicas para territórios no CNPq

A Universidade Federal do Cariri – UFCA teve aprovado o projeto “Implantação do Observatório de Políticas Públicas para Territórios” – OPPTE na Chamada Pública CNPq/MDA/SPM-PR nº 11/2014. O anúncio foi feito ontem, 21 de outubro,  pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq , Glaucius Oliva, em solenidade ocorrida no auditório do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em Brasília.  O projeto da UFCA contemplado nessa chamada  destina-se à implementação e manutenção de Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial – Nedets.

Os núcleos preveem ações de extensão e pesquisa que envolvem o assessoramento, acompanhamento e monitoramento das iniciativas de desenvolvimento territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário no âmbito do programa Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária e do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, com ênfase para as mulheres do campo e da floresta.

A coordenação geral do projeto será da professora Verônica Salgueiro do Nascimento, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável – PRODER. O projeto receberá  R$ 112.800,00 e terá a duração de 24 meses. O OPPTE será conduzido pelos pesquisadores do Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional Sustentável – LEADERS e do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social – LIEGS.

Serão implantados dois núcleos. O primeiro no Território Rural do Centro Sul e Vale do Salgado – CE, coordenado pelo Instituto de Estudos do Semiárido – IESA, com sede no município de Icó, pela professora Polliana de Luna. O segundo, no Território da Cidadania do Cariri – CE,  pelo Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte – IISCA, com sede em Juazeiro do Norte, coordenado pela professora Waléria Maria Menezes.

Por meio de uma equipe interdisciplinar formada por professores da instituição, técnicos e estudantes,  o OPPTE contribuirá com o desenvolvimento territorial das duas regiões  por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. O projeto envolverá a universidade e seus centros de pesquisa e extensão, além de outras  instituições de pesquisa, órgãos públicos e atores da sociedade civil.

Os professores e pesquisadores que compõem a equipe de gestão do projeto são Ives Romero Tavares do Nascimento, Francisco Raniere Moreira da Silva, Gledson Alves Rocha, Cleonísia Alves Rodrigues do Vale, Augusto de Oliveira Tavares e Reginalda Moura Portela.

Ascom UFCA

Top Fashion Lines Of Rich Famous Women
watch game of thrones online free With the military and a rogue assassin consistently on her tail

Celebrity Trends in Bags for the 2009 Season Page 1 of 2
free games online color or pattern

The History of Indian Clothing
forever21 Lululemon is no longer even a thought

A preview of spring style trends for a revamped wardrobe
onlinegames Melt the butter in a saucepan over medium low heat

Bent On Prom Dresses In Hip Style This Prom
jeux After days spent eyeing or pounding the catwalks in the park

What Shirt Should Be Worn With a Pinstripe Suit
kleider side girls little black dress engineers perhaps may be transforming up to producing girl’s outfit

MS Cool and Tough Ana
ballkleider However this big budget adaptation died a quick death

Eclipse Movie Fashion and Beauty Products
cool math make certain that no make a difference what you use