UFCA é apresentada a representantes de instituição japonesa para fortalecer parceria

UFCA é apresentada a representantes de instituição japonesa para fortalecer parceria

Gestores da UFCA se reúnem com representantes da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional – Dcom/UFCA

Gestores da Universidade Federal do Cariri (UFCA) receberam, nesta segunda-feira, 21, no campus Juazeiro do Norte, representantes da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), representação no Brasil da instituição japonesa Soka Gakkai Internacional, que atua na área de educação. Na ocasião, projetos e ações da universidade foram apresentados, e os representantes também tiveram a oportunidade de conhecer o campus.

Como a BSGI é a interlocutora da Universidade Soka no Brasil, o encontro com os representantes teve a intenção de fortalecer convênio, firmado em agosto entre instituições de ensino superior do Nordeste e a universidade japonesa. Esse acordo tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos científicos e populares para o desenvolvimento de tecnologias sociais capazes de reduzir a pobreza e contribuir com a sustentabilidade.

Parceria

De acordo com o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, a entidade atua no campo da educação, apoiando ações educacionais pelo País. O convênio, estabelecido com as universidades do Nordeste, veio a partir do interesse da instituição em atuar no combate à pobreza. “A nossa ideia casou com o que a Andifes [Associação dos Dirigentes de Ensino Superior das Instituições Federais] havia nos informado: as instituições do Nordeste já estavam se reunindo para atuar com tecnologia social para o povo nordestino”, disse.

O presidente se referia à Rede de Universidades do Nordeste para a Promoção da Tecnologia Social (Rede U.TecSocial), implementada oficialmente na mesma ocasião em que foi assinado o convênio com a Soka. A Rede U.TecSocial busca implementar tecnologias sociais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os 17 objetivos estão previstos na Agenda 2030, estabelecida pela ONU em 2015 para o alcance da paz e do desenvolvimento sustentável em todo o mundo.

Para Shiratori, o acordo assinado com as universidades proporcionará ao Nordeste se tornar referência não só no Brasil, mas no mundo inteiro. “Nossas visitas [às universidades] têm o propósito de conhecer os maravilhosos trabalhos que se realizam aqui. Entre os muitos trabalhos, acredito que serão escolhidos alguns como referência para projeção internacional na ONU. Há muitas boas práticas que queremos conhecer e dar essa projeção internacional. (…) Admiro o grande trabalho de inclusão social nas universidades federais. Isso já é uma referência em escala mundial”, ressaltou.

O Reitor da UFCA, professor Ricardo Ness, afirmou que na universidade a entidade encontrará solo fértil para essa parceria. “Aqui é uma região diferente. Tem muito a ver com essa reunião de pessoas diferentes, de lugares diferentes e essa miscigenação”, destacou. Ness frisou ainda a participação da UFCA na inclusão social da população caririense no âmbito da educação. “A maioria dos nossos estudantes vem de escola pública. Muitos com renda per capita abaixo de um salário mínimo. Com a universidade aqui, a população não precisa se deslocar para outras cidades, outras capitais, pode continuar a estudar na região”, explicou.

Projetos da UFCA 

Durante o encontro com a Soka, foram apresentados, de forma resumida, alguns projetos de destaque na instituição, que têm impacto na Região do Cariri. De Extensão, foram citados o Programa Paideia Cidade Educadora, a Enactus e o Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS). De Cultura, a Feira Cariri Criativo, os Jogos Universitários e o projeto Cidades em Debate. De Pesquisa, foram destacados os projetos do Laboratório de Pesquisa em Neurociências e Neuroproteção (Lapenn), do grupo que desenvolve métodos alternativos para o controle de substâncias químicas na pecuária e do grupo de pesquisa que estuda produção de tijolo com produtos oriundos do rejeito da pedra cariri.

As iniciativas da UFCA, de acordo com os gestores, já estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como o 4 (Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos), o 9 (Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação) e o 11 (Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis).

Foram citadas ainda as ações da assistência estudantil para contribuir com a permanência dos estudantes na universidade e evitar evasão. Atualmente, além do benefício do Restaurante Universitário, os discentes contam com auxílios moradia, creche, transporte, alimentação (no campus de Brejo Santo onde não há RU), óculos e inclusão digital.

Visita ao campus 

Após o encontro com os gestores da universidade, os representantes da Soka Gakkai tiveram a oportunidade de conhecer instalações do campus sede, como laboratórios e salas de aula.

Contato

Reitoria da UFCA

Centro Multiuso de Juazeiro do Norte (Vapt-Vupt)

+55 (88) 3221.9201

Compartilhar