UFCA – Instalado, Consuni delibera processo de eleições para Reitoria

Divulgação DCOM/UFCA

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri (Consuni/UFCA) foi oficialmente instalado nesta quarta-feira (28), em reunião extraordinária, onde tomaram posse 50 membros, representantes de todas as categorias da instituição. Até esta data o órgão da UFCA competente para deliberar sobre matérias de caráter administrativo, financeiro, orçamentário, acadêmico e de desenvolvimento de pessoal foi o Conselho Superior Pro tempore (Consup/UFCA).

Com a aprovação do Estatuto da UFCA, publicado no último dia 16 de novembro no Diário Oficial da União (DOU) pela portaria número 82, de 14 de novembro de 2018, o Estatuto próprio da UFCA entrou em vigência, e, com isto, deixou de ter como referência o estatuto da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Segundo explicou o Reitor pró-tempore da UFCA, Ricardo Ness, o Conselho Universitário conta com as Câmaras de assessoramento Acadêmica e Administrativa, que também são órgãos deliberativos especializados, consultivos e normativos das Pró-Reitorias participantes. O regimento do Conselho Universitário disporá sobre a composição, funcionamento e competências das Câmaras. Após a publicação oficial de homologação do Estatuto, a Universidade deverá publicar, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, o seu Regimento Geral, contendo as regulamentações decorrentes do disposto no Estatuto.

Durante a reunião do Conselho, um dos pontos de pauta foi a designação de uma comissão eleitoral para conduzir o processo de eleição para a Reitoria. Será a primeira vez que a UFCA realizará eleições para a escolha de Reitor(a). Foi deliberada a abertura imediata das inscrições, de acordo com o edital apresentado pela comissão.  

Eleições

Para concorrer ao pleito, os candidatos devem ser docentes integrantes da Carreira de Magistério Superior, como Professor Titular ou Professor Associado 4, ou doutores (neste caso independente do nível ou da classe do cargo ocupado).

Os candidatos a Reitor(a) e a Vice-Reitor(a) da UFCA deverão se inscrever em chapas vinculadas, no Setor de Documentação e Protocolo (Sedop/UFCA), do campus Juazeiro do Norte. As inscrições serão efetuadas nos dias 29 e 30 de novembro, das 9h às 20h.

Para efetivar uma candidatura, são necessários os seguintes documentos:

– Formulário de Inscrição (Anexo I)

– Termo de compromisso (Anexo II)

– Cópia de Documento Oficial de Identificação e comprovante de Inscrição no CPF

– Currículo Lattes

– Carta de Apresentação à Comunidade

– Declaração expedida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFCA), com menção à titulação do candidato e à categoria dele no plano de carreira da instituição

A homologação das chapas inscritas será divulgada a partir das 13h da próxima segunda-feira (3), no portal da UFCA. A eleição para a composição da lista tríplice tem data prevista para 7 de dezembro de 2018. O local e o horário da eleição serão informados posteriormente, em ato convocatório do Consuni/UFCA.

Serviço

Inscrições para candidaturas à Reitoria e à Vice-Reitoria da UFCA

Onde: Setor de Documentação e Protocolo (Sedop)

Bloco A, sala 1, piso superior – campus Juazeiro do Norte UFCA

Prazo: dias 29 e 30 de novembro de 2018

Horário de atendimento: de 9h às 20h

Acesse os documentos pelos links abaixo:

Portaria

Edital

Resolução