UFCA – Observatório de Políticas e Práticas Culturais desenvolve pesquisas sobre os fenômenos culturais do Cariri e a cultura nas universidades

O Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais é um grupo de pesquisa formado em 2014 pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), através da Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC). Com o objetivo de compreender os fenômenos culturais no Cariri cearense, aprofundando as reflexões sobre o fenômeno cultural e a economia da cultura na região, o Observatório é um programa ligado à Coordenadoria de Diversidade Cultural da PROCULT, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Atualmente formado por seis professores, dois servidores técnico-administrativos e dez estudantes bolsistas de diferentes cursos da UFCA – como Jornalismo, Engenharia Civil, Música, Filosofia e Medicina -, o grupo de pesquisa aborda as manifestações culturais da região a partir de quatro eixos: Estudos e Pesquisa; Avaliação das Políticas e Práticas Culturais; Planejamento de Políticas Culturais e Formação.

“Pesquisar o Cariri é pesquisar o mundo. Sabemos que não estamos aqui isolados e a gente sabe que as interfaces existem. O Observatório tem essa missão, de fazer investigações que se transformam em ação”, comenta o coordenador do Observatório de Políticas e Práticas Culturais, Ivan Satuf Rezende, professor do curso de Jornalismo da UFCA.

Dentre as pesquisas já concluídas estão: Projeto prospecção e capacitação em territórios criativos (parceria UFF/UFCA); Mapeamento dos equipamentos culturais da região do Cariri; O lugar da cultura na universidade: mapeamento dos setores de cultura das universidades federais brasileiras; Mapeamento das pesquisas em cultura na UFCA; A viagem como processo formativo: visita aos equipamentos culturais do município de Santana do Cariri (CE) e Mostra SESC Cariri de Cultura: impacto cultural na região Cariri (parceria UFCA/SESC).

Este ano, o Observatório está dando continuidade e finalizando duas pesquisas iniciadas no ano passado. A primeira trata de identificar os hábitos e consumos culturais da comunidade acadêmica da UFCA, para elaboração de políticas dentro na universidade. A pesquisa, intitulada Indicadores Culturais da UFCA, está em fase de conclusão, e será aplicada nos cinco campi da instituição, por meio de questionário com 26 questões, entregues presencialmente a professores, estudantes e técnico-administrativos. Até agora, o questionário foi aplicado em três das cinco unidades acadêmicas da UFCA. Ivan Satuf disse que, nos próximos meses, a pesquisa será feita com as duas unidades acadêmicas ainda não analisadas: Faculdade de Medicina (FAMED) e Centro de Ciência e Tecnologia (CCT). O questionário é anônimo e levanta questões socioeconômicas a fim de traçar um perfil da comunidade acadêmica, a relação do indivíduo com a cultura, dentre outras questões.

A segunda pesquisa em desenvolvimento examina a Institucionalização da Cultura nas Universidades Federais Brasileiras, com o objetivo de conhecer as condições materiais e humanas envolvidas na gestão e produção cultural das 63 universidades federais brasileiras, bem como pretende buscar saber como e onde essas instituições se articulam com a cultura. A pesquisa é realizada através da aplicação de formulários, enviados por e-mail, a cada uma das Universidades Federais. Apenas duas instituições de ensino superior, no Brasil, contam com pró-reitoria fim de cultura: a UFCA e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Participação em eventos científicos

O Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais vai apresentar os resultados das reflexões e pesquisas feitas no grupo de pesquisa durante o XIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), um dos eventos científicos na área de cultura mais importantes do país, e ocorre anualmente em Salvador (BA). Este ano, o ENECULT será realizado entre os dias 12 a 15 de setembro e quatro artigos frutos das pesquisas no Observatório, abrangendo quatro Grupos de Trabalho: Organização da Cultura, Culturas Populares, Culturas e Mídias e Patrimônios Culturais e Memórias.

O grupo também submeteu relatos de experiências para a IV Mostra UFCA, que acontece entre os dias 23 e 27 de outubro, no campus Juazeiro do Norte de UFCA, e estão aguardando o prazo de inscrição para o V Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura (EBPC), que será realizado em Santarém (PA), nos dias 22 a 24 de novembro de 2017.

Fonte: UFCA