UFCA promove ação alusiva ao Outubro Rosa em parceria com OAB-CE no Crato

Foto: Beatriz Beltrão – Dcom/UFCA

Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), subseção Crato, vai promover, no próximo sábado (19), uma ação alusiva ao Outubro Rosa: movimento internacional de conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa da OAB-CE, organizada pela Comissão da Mulher Advogada no Crato, conta com a parceria do Programa de Extensão de Atenção à Gestante (ProGest), ligado à Pró-Reitoria de Extensão e à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

A ação começa às 9h, na Praça Siqueira Campos, no Crato. Até às 12h, o público presente terá acesso a serviços como instruções para autoexame das mamas e para prevenção do câncer de colo uterino, orientação sobre direitos trabalhistas das mulheres com câncer de mama, aferição de pressão, massoterapia com ventosas e liberação miofascial (técnica de massagem para relaxamento dos músculos).

Câncer de Mama no Brasil

Em 2018, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer do Ministério da Saúde (Inca/MS), o Brasil teve taxa de incidência de câncer de mama de 62,9 casos por 100 mil mulheres (taxa padrão utilizada mundialmente), o que colocou o país na segunda faixa internacional mais alta de incidência da doença (de um total de cinco faixas). Quanto à taxa de mortalidade, o Brasil está na segunda faixa mais baixa, com uma taxa de 13 óbitos por 100 mil casos, ao lado de países como EUA, Canadá e Austrália.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure: organização norte-americana de combate ao câncer de mama e a maior fonte de fundos sem fins lucrativos dedicada à luta contra a doença, em todo o mundo. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Apesar de normalmente atrelado às mulheres, o Outubro Rosa também deve abranger a saúde dos homens, que representam 1% dos casos confirmados da enfermidade.

*com informações do Inca

Serviço

Ação Outubro Rosa

Quando: dia 19 de outubro de 2019, a partir das 9h

Onde: Praça Siqueira Campos – Crato-CE

Informações

OAB-CE, subseção Crato

Av. Perimetral Dom Francisco, 380.

(88) 3523.1802

crato@oabce.org.br

Faculdade Medicina (Famed/UFCA)

Campus Barbalha – UFCA

(88) 3221.9600

famed@ufca.edu.br

Pró-Reitoria de Extensão

Sala 202, Bloco I – campus Juazeiro do Norte

(88) 3221.9286

proex@ufca.edu.br