UFCA promove Encontro de Pró-Reitores de Extensão do Nordeste

O Cariri recebe pela primeira vez o Fórum de Pró-Reitores de Extensão da região Nordeste – FORPROEX. O encontro, que tem como tema Indissociabilidade entre Ensino-Pesquisa-Extensão, acontecerá na Universidade Federal do Cariri (UFCA), de 8 a 10 de abril, sob organização da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX.

Cerca de 30 pró-reitores de extensão estarão reunidos para discutir temas como protagonismo estudantil nas ações de extensão e de cultura, curricularização da extensão e ações de gestão. O Nordeste é a região pioneira em criar espaços de discussão sobre extensão no Brasil. O primeiro encontro do Forproex regional aconteceu em abril de 1987, na cidade de Aracaju- SE, antecedendo o primeiro Forproex Nacional, que aconteceu em novembro do mesmo ano.

A solenidade de abertura acontecerá nesta quarta-feira, 8, às 18h, no auditório da UFCA Campus Juazeiro do Norte, com participação dos Reitores das universidades públicas do Ceará, como a Universidade Federal do Ceará – UFC, Universidade Regional do Cariri – URCA, Universidade Estadual do Ceará – UECE, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Universidade Federal do Cariri – UFCA e o Coordenador Regional do FORPROEX, Prof. Eduardo Lyra (UFAL).

Esse momento contará com apresentação dos Irmãos Aniceto e do Coral da UFCA. As palestras e mesas redondas acontecerão nos dias 9 e 10, no Hotel Verdes Vales. O evento é restrito aos Pró-Reitores de Extensão de toda a região nordeste, no intuito de discutir assuntos relevantes para a melhoria da extensão universitária no Brasil. O Forproex recebe apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA.

O FORPROEX é o órgão que articula as políticas e diretrizes de extensão das universidades públicas brasileiras. Formado pelos Pró-Reitores de Extensão de todas as regiões do país, permite a institucionalização e o fortalecimento dessas ações no Brasil.

A extensão é um dos pilares do funcionamento de uma universidade pública, ao lado do ensino, a pesquisa e, no caso da UFCA, a cultura. Durante o ano de 2014, a Pró-Reitoria de Extensão da UFCA apoiou 73 ações de extensão, sendo mais de 66.000 pessoas beneficiadas, de forma direta ou indireta.
Programação completa: http://forproex2015.ufca.edu.br/programacao/

Coordenadoria de Jornalismo Institucional UFCA
comunicacao@ufca.edu.br