UFCA – Quer fazer atividade física em casa durante o isolamento social?

Como parte das ações de enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) lança o projeto UFCA em Movimento, que disponibilizará semanalmente, por meio das redes sociais, vídeos com atividades físicas. A iniciativa, organizada pela Coordenadoria de Esporte e Cultura do Movimento, da Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA), pretende contribuir com a saúde e o bem-estar das pessoas que estão vivendo uma pandemia e o consequente isolamento social necessário.

Semanalmente, às segundas-feiras, serão postados na página oficial da UFCA no Instagram, @ufcaoficial, (link para uma nova página) vídeos com treinos curtos, preparados pelo servidor Sérgio Vasconcelos, que é educador físico. Além das atividades, serão disponibilizadas dicas de saúde ao longo da semana. A proposta, de acordo com a coordenadora de Esporte e Cultura do Movimento, Lívia Silveira Duarte Aquino, é incentivar os participantes a realizarem as atividades propostas, pelo menos, três vezes por semana.

Treinos

Os treinos orientados, explica a coordenadora, terão intensidade de leve a moderada, a fim de contemplar pessoas com restrições ou com baixo nível de condicionamento físico. “As atividades serão de fácil execução e não demandarão que o indivíduo possua equipamentos especiais. A intenção é que utilizem o peso corporal como resistência e que possam facilmente executar as atividades em ambiente doméstico”, ressaltou Lívia Silveira.

Para participar não é necessário inscrição prévia. Qualquer pessoa com acesso ao Instagram poderá visualizar os vídeos e demais postagens, conforme orientou a coordenadora. “Se desejar, pode registrar a participação, interagir postando uma foto ou um vídeo da realização das atividades em suas páginas no Instagram, usando as hashtags oficiais do projeto  #ufcaemmovimento e #culturaemcasa”, informou.

 

Benefícios

A prática da atividade física é uma forma eficaz de contribuir com o combate a patologias físicas e psíquicas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), pessoas ativas apresentam melhora do sistema imunológico. Nesse contexto de isolamento social, o exercício físico, segundo Lívia Silveira, também coopera para a redução e o controle dos quadros de ansiedade e estresse, além de auxiliar na qualidade do sono.

Conforme a SBMEE, a prática de exercícios físicos pode, por exemplo, ajudar sobremaneira pessoas com diabetes, que fazem parte do grupo de risco para evolução da forma grave da Covid-19. A atividade física melhora as taxas de glicose no sangue, fazendo a insulina funcionar melhor no organismo, provocando um melhor controle metabólico do corpo e, consequentemente, trazendo benefícios para a saúde da pessoa com diabetes.

Serviço

Projeto UFCA em Movimento

Vídeos com atividades físicas na página @ufcaoficial no Instagram

Quando: toda segunda-feira Informações: @ufcaoficial ou esporte.procult@ufca.edu.br
Fonte: https://ufca.edu.br