UFCG – Abertas inscrições para a seleção 2019 do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional

O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) receberá até 30 de novembro próximo, as inscrições para o Exame Nacional de Acesso 2019. Serão ofertadas 35 vagas para a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sendo 20 vagas para o campus sede e 15 para o campus Sumé.

Podem inscrever-se licenciados portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, que tenham interesse em aprofundar sua formação científica e tecnológica para o exercício da profissão docente, com foco no ensino de Sociologia no nível médio. As inscrições são feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico.

O processo de seleção consiste de duas fases: Primeira – prova escrita de conhecimentos; Segunda – defesa de memorial profissiográfico e anteprojeto simplificado.

Acesse o edital de seleção http://www.profsocio.ufc.br/processo-seletivo-2019

O curso

O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) é um curso presencial com o objetivo de propiciar um espaço de formação continuada para os professores de Sociologia que atuam na Educação Básica, ou àqueles que desejam atuar nesta área, inseridos em uma rede nacional de produção de metodologias de ensino e de pesquisa acerca das Ciências Sociais e Educação.

O curso totaliza 450 horas, equivalentes a 30 créditos de disciplinas cursadas, somadas a outros 12 créditos correspondentes à redação do trabalho de conclusão de curso.

A meta do ProfSocio é desenvolver nos professores de Sociologia do ensino médio as competências para conceber e executar uma aula de acordo com a legislação vigente e o projeto político pedagógico da escola onde atuam. Para tanto, as ações necessárias compreendem habilidades que combinam domínio de conteúdos de Sociologia e Ciências Sociais, da legislação educacional brasileira e técnicas pedagógicas somadas à experiência profissional docente.

O ProfSocio integra nove Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras coordenadas nacionalmente pela Universidade Federal do Ceará. São elas: Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – campus Marília, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – campus Campina Grande, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – campus Sumé, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).