UFCG assina contrato com a Ebserh

UFCG assina contrato com a Ebserh

Empresa pública compartilhará gestão do HUAC e HUJB

O reitor Edison Amorim estará no próximo dia 16, em Brasília, protocolando a assinatura de contrato para gestão compartilhada dos hospitais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Alcides Carneiro, em Campina Grande, e Júlio Bandeira, em Cajazeiras – com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal criada para o gerenciamento dos hospitais universitários.

O ato, assinatura do contrato, foi referendado pelo Conselho Universitário, na sessão dessa quarta-feira, dia 9, após o pedido de inclusão da matéria na pauta pelo conselheiro Antônio Fernandes, diretor do Centro de Formações de Professores (CFP), campus da UFCG em Cajazeiras, que alegou não só a definição do processo de contratualização, como também a importância da aprovação pelo Colegiado Pleno para institucionalização da decisão.

Pedindo o apoio dos conselheiros e ressaltando a necessidade urgente em prosseguir com o trâmite do processo de adesão para a gestão compartilhada, o reitor disse que a recomposição e ampliação das vagas de servidores no HUAC e composição do quadro do HUJB, como também, a construção de outro hospital  em Cajazeiras, por si só justificam a importância da contratualização.

“Não poderíamos arcar com um ônus histórico. O conselho reconheceu que tensionar um debate, provocar mais discussões, meramente políticas, seria injusto para com a sociedade paraibana – especialmente, com a população mais carente, usuária do SUS, que recorrem aos nossos hospitais”, analisou.

O Colegiado Pleno referendou a assinatura com 27 votos favoráveis, três contrários e três abstenções.

Marinilson Braga – Universidade Federal de Campina Grande

Compartilhar