UFCG coordena consórcio internacional de combate aos efeitos da seca no NE

Projeto Bramar integra instituições brasileiras e alemãs. Lançamento acontece nessa quarta no Insa

Será realizada na manhã dessa quarta-feira, dia 10, no Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em Campina Grande, a reunião de lançamento do Bramar,  projeto de cooperação Brasil-Alemanha que desenvolverá estratégias e tecnologias para combater os efeitos da seca no Nordeste brasileiro.

O projeto é coordenado, do lado brasileiro, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), enquanto que a Universidade de Aachen ficará a cargo da coordenação do lado alemão. Será desenvolvido em áreas experimentais nas cidades de Campina Grande, João Pessoa e Sumé, na Paraíba, além de Recife-PE e Mossoró-RN.

Os temas centrais do projeto de Desenvolvimento de Estratégias e Tecnologias Inovadoras para Mitigação dos Efeitos da Escassez de Água no Nordeste Brasileiro (Bramar) são o reuso de águas residuárias, para fins agrícolas e industrial, e a recarga controlada de reservatórios subterrâneos de águas (aquíferos).

Também serão pesquisadas as mudanças climáticas, avaliações econômicas e sociais das tecnologias e sua inserção no sistema de gerenciamento de recursos hídricos brasileiro, bem como o desenvolvimento de sistemas de suporte à implantação das tecnologias estudadas.

Além da UFCG e do Insa, o consórcio brasileiro também conta com a participação da Agência Nacional de Águas (ANA), Embrapa Semiárido, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTc), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Intrafrut (indústria de produção de sucos congelados), agências estaduais de gestão de recursos hídricos e as universidades UFPB, UFPE, UFRPE, UFC, Unifor, Ufersa e USP.

Pelo lado alemão, o Bramar, além da universidade de Aachen, contará com as universidades de Göttingen e Braunschweig, e com três empresas de tecnologia de tratamento de efluentes (EnviroChemie, Huber e AP Systems Engineering).

Com duração de três anos, o Bramar terá financiamento brasileiro pelo Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-HIDRO) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e, alemão, pelo Ministério da Educação e Pesquisa (BMBF), através da agência de projetos de Karlsruhe.

Na sexta-feira, dia 12, os pesquisadores irão visitar as áreas de atuação na capital paraibana.

Ascom UFCG

The Culture of Chinese Teens
games online does one depend on leggings as a base core

Fitted Bootcut Pants with Extended Sizes
vintage wedding dresses or too over the top will not fit the occasion

Wholesale Korea Style Fashion at Causeway Mall
cheap flights In one sitting

Targeting Clients Utilising the Power of Direct Mail Printing
forever21 2 jogging sneakers

How to Write a Killer Fashion Resume
free online games if the man didn’t have shells exploding around him

Alexandre Vauthier Haute Couture fall 2014
jeu gratuit Giuliana Rancic Partners with HSN for New Fashion Line

how to hide figure flaws
kleider kathy wakile displays on the fashion express

line of watches on sale
cool math games The last collection by McQueen was his Spring