UFCG inaugura posto de assistência à saúde em Cajazeiras

Espaço vai contribuir com o aprendizado dos alunos dos cursos técnicos e de graduação da universidade

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edilson Amorim, inaugurou nessa quinta-feira, dia 6, a nova instalação do Posto de Assistência Primária à Saúde (Paps) da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC), vinculada ao Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Cajazeiras.

Com recursos próprios (ETSC, CFP E UFCG) na ordem de R$ 700mil, a construção do novo espaço do Paps garantirá um aprendizado de qualidade aos alunos dos cursos técnicos da escola e de graduação do centro, afirmou o diretor do CFP, Antônio Fernandes Filho, que também destacou a parceria com a prefeitura municipal – ao abrigar uma Unidade de Saúde da Família, naquele espaço.

Edilson Amorim destacou o orgulho da UFCG em poder contribuir com o município de Cajazeiras – numa parceria com administração pública, cada vez mais fortalecida e comprometida com os propósitos do CFP e ETSC de interação social e nas atividades de extensão desenvolvidas pelas duas unidades de ensino com a população municipal.

O reitor anunciou a inauguração, ainda este ano, das obras de ampliação do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) que, além de novos espaços ambulatoriais, ganhará mais 27 leitos. Também comunicou que na próxima segunda-feira, dia 10, numa teleconferência entre técnicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e gestores do HUJB e Reitoria definirá o projeto de construção do hospital universitário geral na cidade, provavelmente, com 200 leitos.

O diretor da ETSC, Wellington Bezerra, ao agradecer à universidade e à gestão municipal fez referência ao corpo docente da escola técnica, atribuindo a todos os esforços para o sucesso da Paps e compartilhando o reconhecimento da população aos serviços prestados. Também destacou que, pelo quinto ano consecutivo, a escola foi o primeiro lugar no Enem – na educação técnica.

Dizendo ser obrigação de qualquer gestor municipal a parceria com a UFCG, a prefeita Denise Albuquerque agradeceu em nome da população pelas ações desenvolvidas pela instituição, especialmente por meio do CFP e ETSC, que contribuem significante com a população cajazeirense.

Inaugurado em 28 de julho de 1981, há 34 anos, o posto de assistência faz cerca de 150 atendimentos diários (médico e de enfermaria), além de serviços de assistência social, odontológico e psicológico.