UFCG pede apoio à Procuradoria da República para completar adesão à Ebserh

Estagnação do HUAC, não federalização do HUJB e não construção de outro hospital com 200 leitos foram as principais razões apresentadas

O reitor Edilson Amorim esteve nessa terça-feira, dia 14, na Procuradoria da República no município para solicitar apoio para que a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) possa completar o processo de adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), alternativa apresentada pelo governo federal como modelo de gestão compartilhada, entre o MEC e as universidades.

Ao procurador federal Sérgio Rodrigo de Castro Pinto, o reitor fez um relato histórico dos fatos que permearam as discussões na comunidade acadêmica, elencando as razões pelas quais a reitoria solicitou (no mês passado) a rediscussão da matéria no conselho deliberativo do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) – proposta rejeitada – e no Colegiado Pleno do Conselho Universitário, inviabilizada pela ocupação do auditório por manifestantes contrários à adesão.

Enfatizando que o MEC não aceitará a adesão parcial por parte de qualquer universidade – deste modo, para que o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras, tenha seu processo de federalização concluído, será necessária a adesão do HUAC à Ebserh -, Edilson Amorim falou do prejuízo enorme para a população paraibana e para as atividades de ensino na área de saúde, caso a UFCG permaneça sendo a única universidade nordestina a não compartilhar a gestão das unidades hospitalares com a empresa.

Estagnação

“O HUAC está estagnado – sem pessoal suficiente, sem equipamentos e sem instalações adequadas; o governo reconhece que esteve ausente, quer reparar essa falta e se oferece para dividir a administração com a universidade e com a direção do hospital” informou o reitor, dizendo que a reitoria não pode ser contrária a esta predisposição para superar os problemas no hospital. “Ser contrário a esse gesto significa se colocar contra a população”, salientou.

Para Edilson Amorim, a diminuição no atendimento do HUAC promove, diretamente, a migração de recursos públicos para os hospitais privados, recursos que poderiam ser investidos na qualidade e na ampliação dos serviços da rede pública de saúde.

“A adesão ao novo modelo de gestão que o MEC oferece, possibilitará a contratação, por concurso público, de um número de profissionais dimensionado para os serviços que o HUAC e a Ebserh estabelecerem como meta, criando as condições para que possamos saudar a dívida social acumulada perante a população”, defendeu.

Consequências

No documento entregue à Procuradoria da República, o reitor registra três pontos substanciais para que a UFCG faça a adesão à Ebserh, e que apresentam à reitoria a obrigatoriedade de que seja tomada uma decisão administrativa em prol da instituição e da população paraibana: a impossibilidade de ampliação dos atuais serviços no HUAC; a frustração do processo de federalização do HUJB e a não construção de outro hospital universitário com 200 leitos, em Cajazeiras, desafogando a rede hospitalar de Campina Grande.

O reitor também registrou que, caso não haja a adesão, a falta absoluta de espaço para a formação dos profissionais de saúde da UFCG e a drástica diminuição do atendimento à população paraibana serão evidenciadas em pouco tempo.

Análise

O procurador Sérgio Rodrigo ouviu atentamente a exposição do reitor e disse que a Procuradoria irá analisar com calma o tema, para tomar um posicionamento, e que, se necessário solicitará à universidade e as entidades informações complementares. “Esperamos que o processo de adesão transcorra na legalidade, com equilíbrio, ponderação e bom senso”, considerou.

Ponto Eletrônico

O reitor foi questionado pelo procurador sobre o processo de implantação do ponto eletrônico na universidade e foi comunicado que será solicitada uma reunião da Procuradoria com a reitoria e o setor responsável pelo desenvolvimento do programa de registro de frequência (Sistema de Tecnologia da Informação da UFCG).

Edilson Amorim informou que até maio, prazo solicitado pela universidade à Procuradoria, o ponto eletrônico estará implantado em toda universidade.

Na audiência, ele esteve acompanhado do vice-reitor, Vicemário Simões, e do pró-reitor de Administração, Alexandre Gama.

Marinilson Braga – Ascom/UFCG

How Nursing Scrubs have Been Transformed Page 1 of 2
watch game of thrones online free I reasonably put together most days

I’m about to rent this black Vera Wang tux from MW for
vintage wedding dresses He’s carrying one small box of loot and two assault rifles

Focus On Used Game Sales And Digital Revenues
free online games If you’re willing to take the risk

Kate Winslet Named Best Dressed by
jeux fr you’re shooting editorial

Know Your Future Predictions through Free Astrology and Online Horoscopes
games as they are warmly referred to and cut offs

releases new album in the name of the jam
kleider Cool and remove from pans

Fashion for Men Over 50
ballkleider and in turn

Best Career Options in Event Management and PR Industry
cool math 1930 clothes