UFCG produz equipamentos de proteção em parceria com outras instituições

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) faz parte de um projeto que visa confeccionar materiais para o combate à pandemia do novo coronavírus. O Laboratório de Materiais e Estruturas Ativas (LaMMEA) e o FabLab UFCG Brazil, do campus Campina Grande, estão atuando em parceria com as universidades Estadual (UEPB) e Federal da Paraíba (UFPB), além de outras instituições e empresas privadas, na confecção de máscaras a serem entregues a profissionais de Saúde diretamente envolvidos no combate ao COVID-19.

Ao todo, mais de mil equipamentos de proteção individual já foram distribuídos gratuitamente a hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Corpo de Bombeiros e Serviços de Atendimento Móvel (SAMUs) das regiões de Campina Grande, João Pessoa, Cariri e do Sertão.

“Havia algum material disponível no laboratório e estamos em contato com a Reitoria para providenciar mais. A fabricação de suportes está sendo feita em casa e todos os colaboradores estão ajudando nesse momento tão difícil. Na fase seguinte, repassamos tudo para o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que procede com a montagem das máscaras”, explicou o professor Johannes Derks, coordenador do FabLab/UFCG.

(Ascom CCT/UFCG)