UFCG promove Seminário Internacional sobre Conjuntura Política Latino Americana

UFCG promove Seminário Internacional sobre Conjuntura Política Latino Americana

Com o objetivo de analisar a atual conjuntura política nos países latino-americanos e a crise do Capitalismo que se manifesta na Europa, será realizado na próxima quinta-feira, 20, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Seminário Internacional sobre Conjuntura Política Latino Americana. O evento faz parte da VI Jornada Acadêmica do Pet- Economia.

As palestras acontecerão no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, campus de Campina Grande, nos turnos manhã e noite. As inscrições, gratuitas, serão realizadas no dia do evento. O Seminário será aberto a toda comunidade interessada pela temática.

Para a professora Gelfa Aguiar, uma das coordenadoras, é muito importante a realização de um seminário como este, que visa analisar a atual conjuntura política na qual estamos inseridos. “Debateremos o caráter de alguns governos, a exemplo da Venezuela, Bolívia e Equador que se manifestam contra o neoliberalismo, discutiremos o papel do imperialismo norte-americano e de suas bases militares na região, sobretudo na Colômbia, as possibilidades de desenvolvimento ou as ilusões neodesenvolvimentistas presentes em países como o Brasil, a Venezuela e a Bolívia e as propostas de socialismo no século XXI de Hugo Chávez e também a situação de Cuba”, revela.
 
O evento contará com a participação de pesquisadores do Brasil, Bolívia e Argentina, a exemplo do professor de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marcos Costa Lima; o jornalista e diretor de Le Monde Diplomatique, Pablo Stefanoni; a professora de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA), Andrea Vlahusic; e do professor de Teoria Política e Social da Universidade de Buenos Aires, Atilio Borón.

A VI jornada Acadêmica do Pet-Economia está sob coordenação dos professores Gelfa Aguiar, coordenadora do Grupo Pet- economia da UFCG, Renato Kilpp e Gonzalo Rojas, do Grupo de Estudos sobre a América Latina (GEAL/UFCG)

Confira programação:

Quinta-feira – Dia 20/05
9h – Abertura
9h 15min – Mesa Redonda: Imperialismo e Ilusão Desenvolvimentista na América Latina.
Palestrantes: Marcos Costa Lima, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE / Pablo Stefanoni, Diretor de Le Monde Diplomatic da Bolívia / Andréia Vlahusic, Universidade de Buenos Aires – UBA
 
19h – Abertura
19h15min – Conferência:  Os Cenários Políticos da América Latina e o Socialismo no Século XXI – Atílio Borón – Universidade de Buenos Aires – UBA/Diretor do Programa Latino Americano de Educación a Distancia de Centro Cultural de la Cooperación – PLED/CCC – Argentina.

Compartilhar