UFCSPA procura voluntários para exame de imunidade para coronavírus em Porto Alegre

Universidade irá avaliar o tempo em que os teste rápidos detectam os anticorpos. São buscadas 100 pessoas que tiveram diagnóstico positivo e 100 que tiveram diagnóstico negativo de PCR.

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) procura 200 voluntários para uma pesquisa que vai avaliar o teste rápido para Covid-19. O estudo é realizado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o governo do estado e outras universidades gaúchas.

Dois públicos são procurados pela instituição:

Quem realizou o exame do tipo RT-PCR e o resultado foi POSITIVO, e gostaria de realizar o novo teste para avaliar a presença de anticorpos

Quem realizou o teste e o resultado foi NEGATIVO, e gostaria de confirmar o diagnóstico

Quem se adequa a esses critérios pode entrar em contato pelo e-mail do grupo de estudo e informar nome, idade, telefone para contato, endereço e o dia em que pode realizar o teste. Serão selecionadas 100 pessoas de cada grupo.

Segundo a UFCSPA, a coleta é feita em casa, apenas com a retirada de uma gota de sangue da ponta do dedo do participante. Não é necessário coletar o exame das vias respiratórias novamente, já que o RT-PCR extrai amostras de secreção das vias nasais ou da garganta. Os dados serão mantidos em sigilo e o voluntário recebe o resultado do teste na hora.

O Rio Grande do Sul recebeu 48,9 mil testes rápidos para diagnóstico de coronavírus enviados pelo Ministério da Saúde. O objetivo da UFCSPA é avaliar o quanto antes esses testes para aplicá-los na prática.

 

Fonte: https://g1.globo.com/